Uma previsão orçamentária garante qualidade na saúde financeira de seu condomínio, permitindo que a gestão condominial tenha maior controle sobre as contas por período.
Além disso, permite que tudo corra conforme o planejado para aquela temporada, reduzindo gastos e custos relativos à moradia e ao convívio social.
Vale lembrar que a administração financeira e jurídica de um condomínio deve funcionar assim como a de uma empresa, evitando déficits e mau funcionamento dos setores.
Quer saber o que é e como deve ser feita uma previsão orçamentária de qualidade? No artigo de hoje, vamos dar algumas dicas para que você entenda e possa aplicar nas finanças de seu condomínio.
O que é a previsão orçamentária?
A previsão orçamentária é o estudo sobre as despesas e recursos que o condomínio terá no futuro. A depender da análise, é possível fazer um planejamento mensal ou anual.
Assim, saber que tipo de recurso receberá e como investi-lo é primordial para uma administração de sucesso em um condomínio.
De acordo com o código civil, presente no Art. 1348 da Lei n.º 10.406/02, é competência obrigatória do síndico ou da gestão condominial elaborar o orçamento da receita e da despesa relativa a cada ano.
Este planejamento elaborado deve ser apresentado aos moradores durante as assembleias virtuais para que seja discutida e votada pelos condôminos residentes.
A aprovação ocorrerá a partir da maioria dos votos de aceite por parte dos condôminos. Caso uma previsão orçamentária seja mal elaborada ou não detenha a maioria dos votos da assembleia, o caixa de seu condomínio pode enfrentar dificuldades e gerar déficits financeiros, acarretando o aumento do custo para quem o utiliza.
Como me programar para fazer uma previsão orçamentária?
É importante lembrar que apesar de ser uma previsão, a análise deve ser feita com maior exatidão possível, mesmo que existam imprevistos no caminho.
Para tanto, é importante colocar no papel tudo o que gera e pode vir a gerar despesas em seu condomínio, como o corpo de funcionários e sua folha de pagamento, as contas básicas como água, luz, gás (se o tiver) e eventuais manutenções na estrutura e edificações.
Também é preciso levar em conta que, para realizar esta análise e elaborar uma previsão orçamentária com cautela e assertividade, o gestor do condomínio deve, inicialmente:
- Estar preparado para eventuais imprevistos orçamentários, como obras, manutenções, e aumento dos custos de vida em âmbito federativo.
- Organizar e ter em mente quais recursos entrarão e como reinvestir para manter um bom fluxo de caixa.
- Basear-se nas contas e realidade enfrentada em períodos anteriores, assim sendo possível criar uma base de dados e se programar para os eventuais acontecimentos.
- Contratar gestores capacitados e fazer o uso de softwares para auxiliar no planejamento.
- Considere a existência de inadimplências durante o período e faça uma reserva para evitar custos adicionais.
Para um gestor inexperiente, realizar uma previsão orçamentária com qualidade e assertividade pode ser um desafio. É por isso que a HABITACIONAL propõe junto aos condomínios um planejamento e um estudo detalhado sobre cada situação.
Clientes Habitacional contam com serviços e produtos disponibilizados para facilitar a previsão, em tempo real, a partir do Portal Habitacional e do Aplicativo.
Essas duas soluções foram pensadas para ajudar a analisar as despesas a e receitas no período de 12 meses e, assim, verificar a evolução das contas. Conheça!
Em nosso blog, temos as melhores dicas e opções de serviços para um bom planejamento e um funcionamento ideal de seu condomínio, garantindo o bem-estar dos moradores e de todos que utilizam o espaço condominial.