Receita garantida em condomínios: o que é? Como funciona?

Receita garantida em condomínios

Para garantir que o condomínio consiga pagar suas contas em dia, soluções como a receita garantida ganham espaço no mercado de gestão condominial.

Só quem é síndico sabe a dificuldade de administrar um condomínio que entra no vermelho. Além de não conseguir honrar compromissos com fornecedores e prestadores de serviços, um condomínio sem dinheiro corre o risco de atrasar a folha de pagamento dos funcionários. 

Além disso, pode atrasar outras obrigações como pagamento de impostos ou deixar de realizar manutenções importantes para a segurança e bem estar dos condôminos.

Por sabermos que a realidade de muitos condomínios é o equilíbrio entre as despesas e a receita, vamos falar no artigo de hoje sobre a receita garantida em condomínios.

Bora conferir?

Qual a principal fonte de receita em um condomínio?

A principal fonte de receita de um condomínio é a taxa condominial. Essa contribuição financeira, paga mensalmente pelos moradores, é essencial para cobrir os custos operacionais.

Dentre esses custos, destacamos despesas com manutenção, pagamento da folha de funcionários, limpeza e segurança. Isso além de outros serviços que são necessários para garantir o bom funcionamento e a qualidade de vida no condomínio.

Entretanto, muitos condomínios enfrentam um desafio constante, a inadimplência, cujos altos níveis têm impactos significativos no fluxo de caixa do condomínio. 

A alta inadimplência é um problema para o síndico honrar os compromissos financeiros e  traz consequências como atraso no pagamento de fornecedores, prestadores de serviços e até mesmo na folha de pagamento dos funcionários.

Ainda, os condôminos que pagam suas cotas em dia acabam arcando com despesas que deveriam ser cobertas pelos inadimplentes. Essa situação pode criar tensão entre os moradores, além de desequilibrar as finanças do condomínio.

Agora, imagine, por um momento, a possibilidade de os condomínios não sofrerem mais com a inadimplência e poderem pagar suas contas em dia. O que isso representaria em termos de estabilidade financeira e qualidade nos serviços oferecidos? 

Vamos explorar essa perspectiva a seguir.

O que é a receita garantida?

A receita garantida é uma solução que visa proporcionar estabilidade financeira aos condomínios, fazendo com que eles possam cumprir suas obrigações de maneira consistente.

Essa solução foi projetada especialmente para enfrentar o desafio recorrente da inadimplência que afeta muitos condomínios.

Em outras palavras, a receita garantida assegura que sempre haja recursos para o pagamento de fornecedores e funcionários, bem como para manter todos os serviços e instalações do condomínio em pleno funcionamento.

Com isso, além de manter a qualidade de vida dos moradores, o condomínio evita o acúmulo de dívidas e outros custos adicionais.

Vantagens da receita garantida

Além das vantagens que já mencionamos antes, como estabilidade financeira, diminuição da inadimplência, melhoria da qualidade dos serviços e do ambiente do condomínio, dentre outras, não podemos deixar de destacar uma das principais vantagens da receita garantida.

E essa vantagem é o fim das tão temidas cotas extras, que prejudicam aqueles que fazem seus pagamentos regularmente em dia e se veem obrigados a pagar pelos inadimplentes.

Ou seja, é uma maneira de beneficiar os condôminos adimplentes e que estão sempre preocupados em manter em dia suas contas e as do condomínio.

Como funciona a receita garantida?

Primeiro, vale destacar que a garantidora de condomínio é a empresa que fica responsável por garantir o pagamento das cotas condominiais, mesmo quando existem moradores inadimplentes.

A implementação da receita garantida requer alguns passos:

– Avaliação do condomínio: A primeira etapa é uma avaliação detalhada das finanças do condomínio, incluindo o histórico de inadimplência e as despesas operacionais. Se avalia ainda o orçamento aprovado em assembleia e o cumprimento deste. Isso ajuda a determinar as medidas necessárias para garantir a estabilidade financeira.

Estabelecimento do custo da operação: Com base na avaliação, a garantidora estabelece o custo mensal da operação, que normalmente é aplicado sobre um percentual fixo da arrecadação (de 3% a 15%). Esse percentual é calculado e aplicado, independentemente da inadimplência dos condôminos.

– Pagamento das cotas condominiais: Os condôminos passam a pagar suas cotas condominiais direto para a Empresa Garantidora, que por sua vez, faz o crédito do valor total da arrecadação prevista na conta do Condomínio, com o desconto do custo da operação, conforme combinado. 

– Monitoramento e gestão da inadimplência: A empresa de garantia assume a responsabilidade de lidar com a inadimplência, com estratégias de cobrança eficazes para recuperar os valores em atraso, aliviando a administração desse encargo.

– Manutenção da estabilidade financeira: Com a receita garantida, o condomínio pode pagar suas contas em dia, sem surpresas de inadimplência e, dessa forma, evitar atrasos. Assim, melhora a qualidade dos serviços, além de manter um ambiente agradável para os moradores.

Síndico, dê adeus às dívidas do seu condomínio! Conte com o programa Inadimplência Zero – Receita Garantida da Habita.

Aproveite essa novidade! Sem ônus adicional aos condôminos inadimplentes e garantia de pagamento integral ao condomínio. Tudo com a garantia e a confiança de quem possui mais de 50 anos atuando com transparência, agilidade e profissionais especializados.

Na Habita a receita garantida é sem complicação. Em até 3 dias depois do vencimento dos boletos, será feito um crédito na conta do Condomínio, referente às unidades que não pagaram. Este crédito será feito sem qualquer desconto/deságio.

Além disso, o devedor tem a possibilidade de parcelamento do débito com carência de até 30 meses, longo prazo de parcelamento e sem qualquer acréscimo adicional, ou seja, com os mesmos encargos que ele pagaria o débito para o Condomínio.

Na Habitacional tudo é feito com muita transparência. O condomínio pode escolher qual é a política de cobrança mais adequada para o seu perfil.

O síndico poderá definir uma carência de até 90 dias para iniciar a cobrança, a forma (e-mail, carta ou telefone) e periodicidade que deverão ser observadas no contato com os devedores.

Ou seja, nada daquelas ligações de cobrança chatas que não deixam as pessoas em paz.

É mais conforto para o condomínio e maior flexibilidade para regularização dos débitos por parte dos condôminos.

Seja cliente Habita e conte com mais esse serviço exclusivo. Receita Garantida Habita, você tem tranquilidade na gestão financeira do condomínio sem preocupações com a inadimplência. Entre em contato agora mesmo!

Conclusão

Como vimos, a principal fonte de receita em um condomínio é a cota condominial, que é crucial para a manutenção, pagamento de funcionários e serviços essenciais. Entretanto, a inadimplência pode comprometer seriamente o bom funcionamento do condomínio.

A receita garantida visa resolver esse problema, assegurando que haja recursos estáveis para cumprir todas as obrigações financeiras do condomínio, além de garantir melhorias nos serviços prestados e melhor qualidade de vida para todos.

Ao adotar a receita garantida, os condomínios podem desfrutar de uma gestão financeira mais tranquila, garantindo o pagamento de suas contas e diminuindo a inadimplência. Além de não sobrecarregar injustamente os adimplentes, pois acaba com as cotas extras para cobrir despesas.

É uma solução que promove estabilidade financeira e harmonia dentro do condomínio. 

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Redes Sociais

Posts recentes

Siga-nos