Quais as consequências da alta inadimplência em condomínios?

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A alta inadimplência nos condomínios é um dos grandes desafios aos síndicos e administradoras na gestão condominial. Em momentos de crise financeira, ela tende a crescer e comprometer a administração financeira dos condomínios.

Ao lado de assuntos relacionados à convivência, uso de espaços comuns e Pets, a inadimplência também foi tema durante a pandemia, principalmente pelas consequências financeiras que o isolamento social causou no último ano.

Neste artigo, você verá as principais consequências da falta de pagamento da cota condominial para os Condomínios.

Apresentaremos algumas dicas de como lidar com esse problema e, o mais importante, alternativas para evitar a inadimplência dos moradores.

 Consequências da inadimplência para o condomínio

A primeira consequência e a mais óbvia é a redução do orçamento do condomínio.

A cota condominial tem por objetivo principal o rateio das despesas, como folha de pagamento de colaboradores, contas de água e luz, serviços de segurança e de manutenção.

Quando um morador não paga a sua cota, o dinheiro falta na conta do condomínio, impactando diretamente a gestão financeira e o bolso dos demais condôminos.

Para solucionar esse problema, o condomínio tem basicamente 3 alternativas:

– Ter um fundo de reserva para emergências;

– Aumentar o valor pago pelos demais condôminos;

– Cobrar o condômino inadimplente.

Usar o fundo de reserva

fundo de reserva é uma arrecadação que o condomínio deve ter para emergências. Uma espécie de conta poupança, da qual só deve utilizar como última alternativa.

Mesmo assim, tão logo a situação financeira seja regularizada, o dinheiro deve imediatamente ser devolvido ao fundo de reserva.

Mas, o que acontece quando o condomínio não possui um fundo de reserva?

Aumentar o valor da cota

Na falta de dinheiro para pagar todas as contas, o administrador do condomínio sai em busca de alternativas para contornar o problema.

A solução comum para o condomínio é fazer o rateio do valor que falta entre os condôminos adimplentes.

Ou seja, cobrar uma cota extra de quem está em dia com suas contas para cobrir o prejuízo provocado por quem não pagou sua cota.

Outra alternativa é analisar o déficit orçamentário e sugerir em assembleia o aumento da cota regular. Com isso, mesmo quem está em dia com sua cota, no final das contas, também fica responsável pela inadimplência alheia.

Cobrar a dívida

A cobrança pode ser extrajudicial ou judicial.

A melhor alternativa, sem dúvida, é tentar resolver a situação de maneira amigável. O condômino inadimplente deve ser procurado para uma conversa, para entender a situação e qual a sua previsão de pagamento.

Se isso não der certo, o passo seguinte é uma notificação extrajudicial, na qual deve ficar estabelecido o prazo para o pagamento da dívida.

A ação judicial deve ser a  alternativa final.

Desde 2016, com o advento do Novo Código de Processo Civil, os condomínios tiveram uma grande vitória, pois a cota condominial passou a ser um título executivo extrajudicial.

Com isso, fica dispensado processo de conhecimento e o condomínio pode ingressar diretamente com uma ação de execução, o que faz com que a dívida seja cobrada mais rapidamente.

Como prevenir e reduzir a inadimplência dos condôminos?

Uma boa organização financeira é o primeiro passo para evitar a inadimplência. O síndico deve observar o comportamento dos moradores com relação ao pagamento de suas cotas.

Se, por exemplo, um morador atrasa o pagamento todos os meses, ainda que a dívida não acumule, chamar para uma conversa é sempre uma boa alternativa.

Consequências para o condômino inadimplente

Outra forma de prevenir a inadimplência é decidir em assembleia quais as consequências e restrições aos devedores. Restrições ao uso das áreas de lazer, negativação do nome, prazo da notificação extrajudicial. Essas questões precisam constar de forma clara no condomínio para serem aplicadas.

Saber das consequências do não pagamento da cota pode fazer com que o condômino tome mais cuidado e não se torne inadimplente.

Mensagens e lembretes da data do vencimento

Por mais que pareça algo simples, pode ser uma boa solução. Isso porque algumas pessoas não conseguem manter a sua vida organizada. Muitos esquecem de pagar ou não observam que já receberam o boleto por e-mail.

Um simples lembrete 2 dias antes da data do vencimento pode ser bastante eficaz.

Há casos em que o cadastro do condômino está desatualizado e o boleto não é enviado corretamente. Para isso, o síndico pode utilizar o App e Portal da Habitacional para emitir os comunicados.

Para os menos adeptos da tecnologia, a recomendação é deixar um lembrete no quadro de avisos do condomínio.

Resumindo

A inadimplência é um problema sério na administração de condomínios. Causa muita dor de cabeça ao síndico e à administração. Ainda que não seja possível erradicar completamente a situação, é possível adotar algumas medidas que ajudam a reduzir o problema.

 A Habitacional é uma administradora de condomínios em São Paulo com soluções para melhorar a gestão dos condomínios. Desenvolve ferramentas e disponibiliza equipe técnica especializada para dar suporte ao dia a dia do síndico. Conheça os nossos serviços e faça seu condomínio ter uma administração eficiente.

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