3 fatores para tornar sua administraĆ§Ć£o condominial transparente e eficiente

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A administraĆ§Ć£o condominial Ć© uma atividade complexa e desafiadora. Para fazĆŖ-la bem, o sĆ­ndico precisa entender muito bem qual o objetivo de se administrar um condomĆ­nio. Existem direitos e deveres individuais e coletivos, assim como, responsabilidades determinadas em lei. PorĆ©m, existem 3 fatores importantes que ajudarĆ£o na gestĆ£o de qualquer sĆ­ndico. VocĆŖ sabe quais?

Qual sĆ­ndico nĆ£o gostaria de fazer uma administraĆ§Ć£o com qualidade? Se fazendo valer de estratĆ©gias inovadoras e ferramentas que otimizem o dia a dia e elevem a performance?

VocĆŖ Ć© sĆ­ndico e quer saber como? NĆ£o deixe de ler este artigo!

Do contrĆ”rio, enfrentarĆ” situaƧƵes que dificultarĆ£o muito a sua gestĆ£o ou, atĆ© mesmo, interrupĆ§Ć£o do seu mandato.

Para evitar que isso ocorra, o sĆ­ndico pode adotar estratĆ©gias eficientes que promovam maior transparĆŖncia e facilitem a execuĆ§Ć£o das suas atividades diĆ”rias. Inclusive, para isso, podem contar com o auxĆ­lio especializado de empresas administradoras de condomĆ­nios.

Quer saber como?

AdministraĆ§Ć£o condominial e os principais motivos para a troca de gestor

Ɖ natural que existam pessoas com diferentes perfis em um condomĆ­nio. Com diferentes opiniƵes, valores e pontos de vistas.

Esse Ć© um dos cenĆ”rios que a administraĆ§Ć£o de condomĆ­nios deve estar atenta. Assim, visando favorecer ao mĆ”ximo a transparĆŖncia, a clareza e a harmonia entre condĆ“minos, a gestĆ£o precisa adotar procedimentos e ferramentas que auxiliem nesse propĆ³sito.

Existem trĆŖs fatores que devem ser observados com muita atenĆ§Ć£o por qualquer administrador. Se forem bem trabalhados, permitirĆ£o que a gestĆ£o do condomĆ­nio tenha maior transparĆŖncia e seja mais eficiente.

Como os sĆ­ndicos podem superar isso?

Os desafios da administraĆ§Ć£o condominial podem ser superados ou minimizados, atendendo o que determina a lei e, ao mesmo tempo, permitir que os condĆ“minos tenham uma melhor percepĆ§Ć£o dos resultados da gestĆ£o.

No entanto, se isso nĆ£o for observado, pode se tornar um motivo para a troca de mandato do sĆ­ndico.

Dentre as principais razƵes estĆ£o: a desconfianƧa financeira, falta de transparĆŖncia na gestĆ£o e conflitos pessoais.

Veja agora como lidar com elas!

1. Boa gestĆ£o financeira

InadimplĆŖncia constante de moradores, falta de equilĆ­brio no caixa e prestaĆ§Ć£o de contas deficiente sĆ£o aspectos que podem comprometer a gestĆ£o condominial.

Quando os sƭndicos se preocupam em administrar os recursos do empreendimento de forma minuciosa e organizada, direcionando investimentos assertivamente e reduzindo ao mƔximo os custos, as percepƧƵes certamente se tornam mais positivas.

Com o auxĆ­lio do App da Habitacional, ferramenta que traz funcionalidades como fluxo de caixa, pagamentos eletrĆ“nicos, termĆ“metro de gastos, planilhas de movimentaĆ§Ć£o, cotas pendentes e histĆ³ricos de pagamentos, Ć© possĆ­vel facilitar essas e outras questƵes.

Com elas, o sĆ­ndico pode gerir melhor os resultados financeiros do condomĆ­nio a qualquer hora e em qualquer lugar.

2. TransparĆŖncia na gestĆ£o

Falta de transparĆŖncia nos processos relacionados Ć  gestĆ£o de condomĆ­nios Ć© uma das principais razƵes para interrupĆ§Ć£o de mandato do sĆ­ndico.

Na prĆ”tica, isso se refere Ć s assembleias e reuniƵes que pouco explicam as aƧƵes realizadas, falta de disponibilidade para o diĆ”logo, nĆŗmeros que nĆ£o fecham e decisƵes unilaterais.

Por outro lado, se o sĆ­ndico se empenha, mantĆ©m um canal aberto com os condĆ“minos e estĆ” sempre pronto para apresentar dados e documentos solicitados, usar corretamente os recursos financeiros e comunicar melhor como andam as contas do condomĆ­nio, essa situaĆ§Ć£o tende a melhorar consideravelmente.

Com a utilizaĆ§Ć£o do aplicativo da Habitacional, os sĆ­ndicos podem informar aos condĆ“minos sobre o que estĆ” sendo feito com a cota paga mensalmente.

A ferramenta disponibiliza, por exemplo, recursos de contas e pastas digitais, grƔficos e planilhas, bem como a possibilidade de os condƓminos fazerem consultas de forma online. Por tipo de conta ou resumo total.

Ficou interessado e quer ter esses recursos na gestĆ£o do seu condomĆ­nio? Veja a soluĆ§Ć£o sob medida que a Habitacional tem para o seu condomĆ­nio!Ā 

3. AdministraĆ§Ć£o de conflitos

Uma das principais atribuiƧƵes do administrador do condomĆ­nio Ć© gerir conflitos com equilĆ­brio. Para isso, ele deve possuir habilidades e competĆŖncias como imparcialidade, empatia, Ć©tica e cumprimento de regras do condomĆ­nio.

Muitos conflitos surgem por falta de informaƧƵes ou dificuldade de comunicaĆ§Ć£o entre sĆ­ndicos e condĆ“minos. Ɖ verdade que a grande parte dos conflitos sĆ£o relacionados ao convĆ­vio entre moradores, como barulho e questƵes de comportamento.

Uma boa comunicaĆ§Ć£o, somada Ć  postura equilibrada e imparcial do gestor, pode colaborar para a reduĆ§Ć£o de conflitos.

AtravĆ©s do App da Habitacional, administradora de condomĆ­nios em SĆ£o Paulo com mais de 50 anos de experiĆŖncia, Ć© possĆ­vel desenvolver aƧƵes para melhorar a administraĆ§Ć£o dos conflitos.

Principais recursos para uma boa comunicaĆ§Ć£o na gestĆ£o do seu condomĆ­nio

  • Enquetes: consultar os condĆ“minos antes de uma decisĆ£o;
  • Envio de comunicados e circulares: para que todos fiquem sabendo de informaƧƵes importantes;
  • Disponibilidade de Atas e ConvenĆ§Ć£o do condomĆ­nio: para que qualquer regra, decisĆ£o ou informaĆ§Ć£o, sejam consultadas de forma rĆ”pida;
  • Avisos e mensagens: condĆ“minos podem informar os problemas diretamente ao sĆ­ndico e trocarem mensagens instantĆ¢neas. Nesse canal, pode-se resolver pequenas pendĆŖncias e fazer esclarecimentos particulares.

Viu sĆ³ como uma boa ferramenta de comunicaĆ§Ć£o pode deixar a administraĆ§Ć£o do condomĆ­nio mais Ć”gil e eficiente? As dĆŗvidas podem ser esclarecidas antes que se tornem um problema maior.

Por que Ć© tĆ£o complexa fazer administraĆ§Ć£o condominial?

Para muitas pessoas a administraĆ§Ć£o condominial Ć© como administrar uma empresa. Mas, essa nĆ£o Ć© uma comparaĆ§Ć£o tĆ£o simples assim.

Observe o seguinte contexto: qual o objetivo de uma empresa e qual o objetivo de um condomĆ­nio? VocĆŖ saberia explicar a diferenƧa?

Via de regra, a administraĆ§Ć£o de uma empresa Ć© feita para gerar lucro atravĆ©s dos seus recursos. Satisfazendo os seus Stakeholders (sĆ³cios, proprietĆ”rio, acionistas, funcionĆ”rios, fornecedores etc)

A administraĆ§Ć£o condominial Ć© realizada para haver equilĆ­brio dos direitos e deveres de propriedade exclusiva individual e propriedade comum.

Seu propĆ³sito Ć© a valorizaĆ§Ć£o e a manutenĆ§Ć£o da propriedade condominial, mantendo a harmonia e bem-estar entre condĆ“minos.Ā E isso nem sempre Ć© fĆ”cil de se conseguir.

Resumindo

Nesse artigo apresentamos trĆŖs fatores que colaboram para uma administraĆ§Ć£o condominial Transparente e Eficiente.

Se eles forem adotados com o auxĆ­lio das ferramentas certas, Ć© possĆ­vel o administrador do condomĆ­nio exercer sua funĆ§Ć£o com qualidade e transparĆŖncia.

Quer saber quais soluƧƵes sob medida nĆ³s temos para o seu condomĆ­nio? ConheƧa agora a Habitacional!

Gostou do conteĆŗdo? Ficou com alguma dĆŗvida? Comente aqui ou compartilhe em suas redes sociais!

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Nossos profissionais sĆ£o experientes e bem preparados para realizar uma excelenteĀ gestĆ£o condominial.

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