3 fatores para tornar sua administração condominial transparente e eficiente

3-fatores-para-uma-administracao-condominial-eficiente
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

A administração condominial é uma atividade complexa e desafiadora. Para fazê-la bem, o síndico precisa entender muito bem qual o objetivo de se administrar um condomínio. Existem direitos e deveres individuais e coletivos, assim como, responsabilidades determinadas em lei. Porém, existem 3 fatores importantes que ajudarão na gestão de qualquer síndico. Você sabe quais?

Qual síndico não gostaria de fazer uma administração com qualidade? Se fazendo valer de estratégias inovadoras e ferramentas que otimizem o dia a dia e elevem a performance?

Você é síndico e quer saber como? Não deixe de ler este artigo!

Do contrário, enfrentará situações que dificultarão muito a sua gestão ou, até mesmo, interrupção do seu mandato.

Para evitar que isso ocorra, o síndico pode adotar estratégias eficientes que promovam maior transparência e facilitem a execução das suas atividades diárias. Inclusive, para isso, podem contar com o auxílio especializado de empresas administradoras de condomínios.

Quer saber como?

Administração condominial e os principais motivos para a troca de gestor

É natural que existam pessoas com diferentes perfis em um condomínio. Com diferentes opiniões, valores e pontos de vistas.

Esse é um dos cenários que a administração de condomínios deve estar atenta. Assim, visando favorecer ao máximo a transparência, a clareza e a harmonia entre condôminos, a gestão precisa adotar procedimentos e ferramentas que auxiliem nesse propósito.

Existem três fatores que devem ser observados com muita atenção por qualquer administrador. Se forem bem trabalhados, permitirão que a gestão do condomínio tenha maior transparência e seja mais eficiente.

Como os síndicos podem superar isso?

Os desafios da administração condominial podem ser superados ou minimizados, atendendo o que determina a lei e, ao mesmo tempo, permitir que os condôminos tenham uma melhor percepção dos resultados da gestão.

No entanto, se isso não for observado, pode se tornar um motivo para a troca de mandato do síndico.

Dentre as principais razões estão: a desconfiança financeira, falta de transparência na gestão e conflitos pessoais.

Veja agora como lidar com elas!

1. Boa gestão financeira

Inadimplência constante de moradores, falta de equilíbrio no caixa e prestação de contas deficiente são aspectos que podem comprometer a gestão condominial.

Quando os síndicos se preocupam em administrar os recursos do empreendimento de forma minuciosa e organizada, direcionando investimentos assertivamente e reduzindo ao máximo os custos, as percepções certamente se tornam mais positivas.

Com o auxílio do App da Habitacional, ferramenta que traz funcionalidades como fluxo de caixa, pagamentos eletrônicos, termômetro de gastos, planilhas de movimentação, cotas pendentes e históricos de pagamentos, é possível facilitar essas e outras questões.

Com elas, o síndico pode gerir melhor os resultados financeiros do condomínio a qualquer hora e em qualquer lugar.

2. Transparência na gestão

Falta de transparência nos processos relacionados à gestão de condomínios é uma das principais razões para interrupção de mandato do síndico.

Na prática, isso se refere às assembleias e reuniões que pouco explicam as ações realizadas, falta de disponibilidade para o diálogo, números que não fecham e decisões unilaterais.

Por outro lado, se o síndico se empenha, mantém um canal aberto com os condôminos e está sempre pronto para apresentar dados e documentos solicitados, usar corretamente os recursos financeiros e comunicar melhor como andam as contas do condomínio, essa situação tende a melhorar consideravelmente.

Com a utilização do aplicativo da Habitacional, os síndicos podem informar aos condôminos sobre o que está sendo feito com a cota paga mensalmente.

A ferramenta disponibiliza, por exemplo, recursos de contas e pastas digitais, gráficos e planilhas, bem como a possibilidade de os condôminos fazerem consultas de forma online. Por tipo de conta ou resumo total.

Ficou interessado e quer ter esses recursos na gestão do seu condomínio? Veja a solução sob medida que a Habitacional tem para o seu condomínio! 

3. Administração de conflitos

Uma das principais atribuições do administrador do condomínio é gerir conflitos com equilíbrio. Para isso, ele deve possuir habilidades e competências como imparcialidade, empatia, ética e cumprimento de regras do condomínio.

Muitos conflitos surgem por falta de informações ou dificuldade de comunicação entre síndicos e condôminos. É verdade que a grande parte dos conflitos são relacionados ao convívio entre moradores, como barulho e questões de comportamento.

Uma boa comunicação, somada à postura equilibrada e imparcial do gestor, pode colaborar para a redução de conflitos.

Através do App da Habitacional, administradora de condomínios em São Paulo com mais de 50 anos de experiência, é possível desenvolver ações para melhorar a administração dos conflitos.

Principais recursos para uma boa comunicação na gestão do seu condomínio

  • Enquetes: consultar os condôminos antes de uma decisão;
  • Envio de comunicados e circulares: para que todos fiquem sabendo de informações importantes;
  • Disponibilidade de Atas e Convenção do condomínio: para que qualquer regra, decisão ou informação, sejam consultadas de forma rápida;
  • Avisos e mensagens: condôminos podem informar os problemas diretamente ao síndico e trocarem mensagens instantâneas. Nesse canal, pode-se resolver pequenas pendências e fazer esclarecimentos particulares.

Viu só como uma boa ferramenta de comunicação pode deixar a administração do condomínio mais ágil e eficiente? As dúvidas podem ser esclarecidas antes que se tornem um problema maior.

Por que é tão complexa fazer administração condominial?

Para muitas pessoas a administração condominial é como administrar uma empresa. Mas, essa não é uma comparação tão simples assim.

Observe o seguinte contexto: qual o objetivo de uma empresa e qual o objetivo de um condomínio? Você saberia explicar a diferença?

Via de regra, a administração de uma empresa é feita para gerar lucro através dos seus recursos. Satisfazendo os seus Stakeholders (sócios, proprietário, acionistas, funcionários, fornecedores etc)

A administração condominial é realizada para haver equilíbrio dos direitos e deveres de propriedade exclusiva individual e propriedade comum.

Seu propósito é a valorização e a manutenção da propriedade condominial, mantendo a harmonia e bem-estar entre condôminos. E isso nem sempre é fácil de se conseguir.

Resumindo

Nesse artigo apresentamos três fatores que colaboram para uma administração condominial Transparente e Eficiente.

Se eles forem adotados com o auxílio das ferramentas certas, é possível o administrador do condomínio exercer sua função com qualidade e transparência.

Quer saber quais soluções sob medida nós temos para o seu condomínio? Conheça agora a Habitacional!

Gostou do conteúdo? Ficou com alguma dúvida? Comente aqui ou compartilhe em suas redes sociais!

Procurando por uma administradora de condomínios em sp?

Conte com a Habitacional como a sua parceira na administração do seu condomínio. Temos a experiência de mais de 50 anos atuando no mercado. Possuímos certificações ISO9001 selo do PROAD.

Nossos profissionais são experientes e bem preparados para realizar uma excelente gestão condominial.

Atuamos como administradora de condomínios em sp e atendemos as principais regiões. Se você procura na internet por: administradora de condomínios em sp centro, administradora de condomínios centro sp, administradora de condomínios em sp zona sul ou administradora de condomínios sp zona sul, administradora de condomínios em sp zona oeste, conte com a Habitacional para ser sua administradora de condomínios em São Paulo.

Sua melhor parceira para uma gestão condominial eficiente.

Está gostando do nosso conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Redes Sociais

Posts recentes

Siga-nos