Quando chega a hora do seu condomÃnio contratar uma administradora em SP é preciso tomar alguns cuidados para se fazer a escolha certa. Além de a empresa ter que passar confiança, é imprescindÃvel que ela tenha experiência de mercado.
Mas o que considerar na hora de contratar uma administradora de condomÃnios em SP?
O preço é a melhor maneira de decidir qual empresa?
No artigo de hoje você vai ver os principais fatores antes de contratar uma empresa de administração condominial.
Desse modo, você fará a escolha certa. Se você não quer errar, confira agora nossas dicas!
Primeiro, vamos responder uma dúvida muito comum:
Quem é o responsável por contratar a administradora de condomÃnios?
O responsável pela contratação da administradora é o sÃndico.
Cabe a ele escolher as empresas e apresentar para aprovação em assembleia geral de condôminos. Mas a escolha das administradoras deve ser feita com certos critérios.
Somente após a aprovação, o sÃndico deverá assinar o contrato de prestação de serviços em nome do condomÃnio.
1º passo para contratar uma empresa de administração de condomÃnios em SP
Antes de tudo, o primeiro passo começa na escolha das empresas. Essa etapa requer calma, não adianta escolher qualquer uma.
Por isso, faça uma pesquisa cuidadosa.
Depois disso, considere apenas contratar empresas de administração de condomÃnios com referência comprovada.
Veja nosso artigo sobre com 6 dicas para escolher a melhor administradora de condomÃnios em SP.
2º passo – Contratar administradora de condomÃnio credenciada ou associada à s principais entidades do setor
A segunda etapa é entrar no site das entidades do setor de administração de bens e imóveis de São Paulo.
Assim você terá uma lista de administradoras de condomÃnios credenciadas. Ou seja, que estão aptas para exercer suas atividades.
Para o sÃndico contratar uma administradora de condomÃnios em São Paulo, comece com os sites:
SECOVI-SP – Sindicado da Habitação
AABIC – Associação das Administradoras de Bens, Imóveis e CondomÃnios de São Paulo
PROAD-SP – Programa de Autorregulamentação da Administração de CondomÃnios
Estas são as principais entidades do setor. Portanto, considere-as em sua lista de administradoras.
Importante: se você receber contato de uma administradora que não é associada destas entidades, desconsidere na hora.
Só considere contratar administradoras de condomÃnios associadas à s entidades mencionadas.
3º passo – Solicitar as propostas para as administradoras
Escolha de três a cinco administradoras e solicite uma proposta. Nesse momento, observe os valores em relação ao pacote de serviços.
Não existe milagre. Valores muito baixos sinalizam a falta de algum serviço.
Até mesmo, qualidade inferior da equipe, infraestrutura precária ou que taxas extras estão escondidas.
Dessa forma, não se iluda com preços muito baixos. É importante que o sÃndico fique atento à forma de cobrança e taxas extras envolvidas.
Não são raros os casos de condôminos que querem contratar uma administradora de condomÃnios para economizar e escolhem a empresa que cobra menos. Mas são tantos extras, que o barato sai caro.
A empresa não será escolhida somente com base nos valores, existem outros fatores a se considerar.
4º passo – Escolher a administradora
A contratação da administradora de condomÃnio SP deve ser feita por critérios que possam ser mensuráveis. Não se trata de escolher uma empresa porque o sÃndico imagina que seja a melhor.
De fato, tem de comparar as propostas. Há empresas de administração de condomÃnios que oferecem pacotes diferentes.
Nesse sentido, o sÃndico deve saber se os serviços oferecidos atendem o condomÃnio.
Então, o que se preocupar para contratar uma administradora de condomÃnios?
Tecnologia na administração de condomÃnios
Com os avanços na área de tecnologia e sistemas de informação (TICs), não se pode contratar uma administradora em SP que não tenha um portal de serviços. Ou seja, software e aplicativos para a gestão de condomÃnios.
Isso é muito importante para que a administração do sÃndico seja transparente e eficiente. Sobretudo na gestão financeira.
Então, um portal com recursos de controle financeiro é importante para o sÃndico e moradores. Assim, podem acompanhar toda a movimentação financeira.
Por exemplo, prestação de contas, aprovação dos gastos, fluxo de caixa e outros recursos.
Não se trata de emissão de boletos! Um portal para administração de condomÃnios é mais que isso.
Sobretudo deve ter recursos que realmente facilitem a vida e o dia a dia do sÃndico e condôminos.
Dessa forma, um bom portal deve ter pelo menos:
- Pasta digital
- Fluxo de caixa online
- Ferramentas de comunicação e interatividade
- Realizar assembleia por meio virtual
- Agendamento e reserva de espaços
Experiência e tempo de atuação no mercado
Um condomÃnio requer uma administração especÃfica. Há normas e leis para seguir. Esse é um dos motivos para contratar uma administradora de condomÃnio em São Paulo. Para ela dar todo o suporte ao sÃndico nas questões legais e operacionais.
Por isso, a empresa administradora de condomÃnios deve ter experiência e tempo de mercado.
Em outras palavras, ter vivência e profissionais com experiência.
Portanto, não deixe de observar esse ponto antes de contratar uma administradora para o seu condomÃnio.
5º passo – Serviços da administradora de condomÃnios
Compare as propostas. Veja os serviços que a administradora oferece. Depois disso, verifique se eles atendem o seu condomÃnio.
Nesse momento, aproveite e veja se a diferença dos valores não está justamente no escopo de serviços.
Boas administradoras de condomÃnios desempenham várias atividades. Dessa forma, personalizam a proposta conforme o perfil do condomÃnio.
A Habitacional, por exemplo, tem pacotes sob medida para atender diversos tipos de condomÃnios, residenciais ou comerciais.
Conheça os pacotes de serviços para o seu condomÃnio.
Dica bônus – Administradoras de condomÃnios com certificação
Nossa dica bônus é sobre contratar empresas de administração de condomÃnios que possuem certificação. Sobretudo porque elas têm um padrão de qualidade que passa por certificação anual.
São avaliadas constantemente para garantir a conduta e os aspectos profissionais, operacionais e técnicos dos serviços.
A principal certificação que o sÃndico deve verificar antes de contratar uma administradora é o Selo PROAD – Programa de Autorregulamentação da Administração de CondomÃnios.
Esse programa tem por trás as principais entidades do setor de administração de bens e imóveis: Secovi-SP (Sindicato da Habitação) e AABIC (Associação das Administradoras de Bens Imóveis e CondomÃnio).
Entenda porque contratar uma administradora de condomÃnio com Selo PROAD
Muitos sÃndicos e moradores não sabem porque contratar uma empresa de administração de condomÃnios.
No entanto, se ela tiver o selo PROAD é sinal de que está apta para atuar com foco na qualidade de vida dos moradores, no convÃvio social e na valorização patrimonial dos imóveis, com ética, profissionalismo e responsabilidade.
Além disso, para que a escolha da administradora tenha foco em qualidade, também é importante verificar se ela possui certificação ISO9001. Isso demonstra que seus processos seguem um padrão de qualidade para aumentar a satisfação dos clientes.
Vai contratar uma administradora de condomÃnios em São Paulo?
Conte com a Habitacional para administrar seu condomÃnio em SP. Temos a experiência de mais de 50 anos de atuação no mercado de administração de bens e condomÃnios. PossuÃmos certificações ISO9001 e selo do PROAD.
Nossos profissionais são experientes e bem preparados para realizar uma excelente gestão do seu condomÃnio.
Somos uma administradora de condomÃnios comerciais e residenciais. Para diferentes perfis e nas principais regiões da grande São Paulo.
Não deixe de conhecer as nossas soluções! Temos a proposta certa para o seu condomÃnio.