Boleto de condomínio: O que fazer para não atrasar o pagamento?

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O pagamento em dia do boleto de condomínio é muito importante. Ele evita a cobrança de juros de mora e taxas. Também, garante que o condomínio não sofra consequências com a alta inadimplência.

O atraso, contudo, acontece. Se dá por inúmeros motivos. Dentre eles, a falta de recebimento do boleto.

Quando isso ocorre, a culpa é do condomínio ou administradora? Pois, saiba que não.

Às vezes [a falha de recebimento é do próprio morador].

Principalmente por cadastro desatualizado e, também, falta de atenção dos condôminos com as datas de vencimento.

Isso, contudo, prejudica não só a gestão do condomínio, também traz consequências para o condômino inadimplente.

Por isso, veja abaixo como melhorar essa relação e não atrasar o pagamento!

Como não atrasar o pagamento do boleto do condomínio?

Separamos algumas dicas para que você nunca mais passe sufoco com o atraso de condomínio.

Afinal, o não recebimento do boleto [não isenta] qualquer possibilidade de abonar as taxas e juros de atraso.

Portanto, certifique-se de que você segue esses passos. Com eles você não terá problemas com a [inadimplência no condomínio].

Igualmente, mantém uma boa relação com a administração do edifício e não sofre com restrições.

Vamos conferir as dicas?

1. Organize-se quanto às datas de vencimento do boleto

Em primeiro lugar, utilize um calendário eletrônico com lembrete para a data de vencimento do boleto do condomínio.

Aqui não há desculpas. Essa é uma obrigação financeira que se repete todo mês e sempre no mesmo dia (com exceção de variações em razão de dia não-útil).

Por isso, marque no seu calendário e coloque despertadores e lembretes eletrônicos quanto à proximidade da data.

No caso de proximidade do vencimento sem a disponibilização do boleto, tome as providências e não deixe para a última hora.

2. Veja sua caixa de e-mails

Caso você tenha optado pelo recebimento de boleto de condomínio por e-mail, também deve ter cuidado.

A mensagem pode se encaminhar erroneamente à [caixa de SPAM]. Da mesma maneira, você pode apagar a mensagem por engano ou não encontrá-la no meio de outras.

Por isso, verifique sua Lixeira e caixa de SPAM. Também, faça uma busca nas outras pastas e ainda, não deixe de conferir se a caixa de e-mail não está cheia.

Outra questão importante é conferir se você informou corretamente seu endereço de e-mail no cadastro.

3. Analise se o seu cadastro está em dia

Para você receber o seu boleto em dia, o seu cadastro deve estar atualizado e com os dados corretos.

Contudo, para isso você pode utilizar o App/portal ou entrar em contato com a administradora.

Muitas reclamações de falta de recebimento do boleto de condomínio acontecem porque o cadastro está desatualizado.

Consequentemente, o boleto é enviado para um e-mail antigo ou até mesmo para o proprietário anterior.

Dessa forma, certifique-se de que os seus dados estão atualizados e, caso necessário, atualize-os.

Se você é cliente Habitacional, atualize seu cadastro agora.

4. Utilize o DDA

DDA é a sigla para Débito Direto Autorizado. É um recurso que permite o recebimento eletrônico de boletos diretamente na conta bancária do condômino.

Ao acessar a conta, o cliente encontra os boletos com nome, valor da cobrança e prazo de pagamento.

Para isso você deve acessar seu internet banking, APP ou ligar para a central de atendimento do seu banco e autorizar o cadastro do Boleto Eletrônico DDA.

5. Baixe a 2ª via do boleto pelo APP

Para facilitar a [emissão da 2ª via do boleto], nossos clientes têm acesso ao aplicativo/portal.

Com ele você pode acessar os boletos no momento em que quiser. Além disso, você contribui para a redução de custos no condomínio, pois não será necessário imprimir em papel.

Uma ótima contribuição para que o seu condomínio colabore com ações de sustentabilidade.

Baixe nosso aplicativo, facilite a sua vida e colabore com o meio ambiente!

Não recebi o boleto do condomínio, preciso pagar as taxas de juros e mora?

Muitas vezes as dicas acima passam batidas. Sobretudo pela correria do dia a dia e a organização das outras contas que você tem de pagar.

Então, o boleto de condomínio está sujeito à isso.

Mas o que ocorre no caso de [não recebimento do boleto] e, portanto, a ausência de quitação da obrigação em dia?

Sou obrigado a pagar as taxas de mora? Sim. As normas são claras quanto a isso.

A obrigação de pagar em dia cabe a você.

Porém, quando você nada faz para contornar a situação, mesmo sabendo do seu dever em quitar o valor, não invalida o acréscimo de taxas e juros.

Resumindo

Mostramos nos itens acima, que há maneiras de receber o boleto de condomínio antes de seu vencimento. Basta o condômino seguir as nossas dicas que não terá dores de cabeça com juros e multas por atraso.

A maneira mais segura para não atrasar o pagamento é usar o APP/Portal da Habitacional. Com ele você solicita a 2ª via quando quiser e atualiza o seu cadastro. Essa é uma obrigação de cada condômino!

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