Gestão de condomínios pós Covid 19: mudanças que vieram para ficar definitivamente

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A pandemia causada pela Covid 19 trouxe uma série de mudanças para a vida de todos. E com os condomínios isso não foi diferente. Os moradores passaram a ficar mais em casa, a receber mais encomendas, a não poder passear com os pets.

Por outro lado, os síndicos precisaram adaptar seus condomínios a essas mudanças, além de ter que lidar com os riscos da doença.

Agora, com a vida voltando ao normal, como ficam essas mudanças? Quais delas vieram para ficar e se mostraram mais vantajosas para os condomínios?

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre gestão de condomínios pós pandemia e as mudanças que vieram para ficar definitivamente.

Assembleias virtuais

Essa foi uma das grandes inovações que a pandemia trouxe para os condomínios.

Diante da necessidade de continuar discutindo, votando e resolvendo os problemas do condomínio. E diante da impossibilidade de as pessoas se reunirem em um único ambiente, a solução foi passar a realizar as assembleias de maneira virtual.

Em 2020, foi sancionada uma lei que permitia que as assembleias e votações ocorressem de maneira virtual ou eletrônica. Porém, a lei deixou de vigorar em 30 de outubro daquele ano.

Isso se tornou um problema para os condomínios, que ficaram sem ter respaldo legal para continuar realizando as assembleias virtuais, mesmo tendo a ideia agradado a muitos e aumentado o quórum nesses eventos.

Mas, em 9 de março de 2022 esse problema chegou ao fim, pois foi sancionada uma nova lei, de nº 14.309, que regularizou as assembleias e votações virtuais permanentemente.

Uma melhoria que agradou à maioria dos moradores e aos gestores e síndicos, tornando mais prático o processo de tomada de decisão nos condomínios.

Gestão por aplicativos e sites

Outra mudança significativa que a pandemia trouxe para síndicos e administradoras foi a gestão online de condomínios.

Nos últimos anos, surgiram muitos aplicativos e portais que permitem uma série de ações, dentre as quais destacamos:

– Acompanhamento das finanças do condomínio em tempo real;

– Verificação do fluxo de caixa;

– Análise de gastos com obras e melhorias;

– Controle das cotas condominiais já pagas e as pendentes.

Esses aplicativos e portais de gestão de condomínios tornaram o trabalho do síndico mais fácil, especialmente durante a pandemia, já que ele também precisou passar pelo período de isolamento.

Foi uma ideia que deu certo e que continua sendo utilizada, mesmo a fase mais crítica já tendo passado.

Tecnologia na Gestão de RH

Além de poder acompanhar as finanças do condomínio em tempo real e online, o síndico também tem à sua disposição ferramentas que permitem a gestão de RH.

Essa é, uma das tarefas mais difíceis e que mais tomam o tempo da função do síndico. Isso porque são muitas coisas que precisam ser feitas, como pagamentos, controle de horários, férias e muito mais.

Porém, com o uso da tecnologia a favor do síndico, essas tarefas podem ser realizadas de maneira muito mais rápida e prática.

Pelo aplicativo ou portal da Habitacional, é possível ao síndico realizar uma série de tarefas, como, por exemplo:

– Escala de trabalho e de férias de funcionários;

– Folha de pagamento online;

– Holerite online;

– Adiantamento salarial;

– Solicitação de férias;

– Contratação e demissão de funcionários.

E, a ferramenta para gestão de RH da Habitacional pode ser usada por qualquer condomínio, não importa o tamanho. Suas soluções atendem as demandas de condomínios pequenos, médios e grandes.

 

 

Espaço para pets

Os pets também precisaram passar por um período de adaptação durante a pandemia. Com o isolamento dos donos e o medo de sair de casa, os agradáveis passeios no início da manhã e no final da tarde ficaram mais escassos.

Por isso, os condomínios também precisaram pensar nos animais e se adaptar, criando espaços onde os cães pudessem se exercitar e gastar energia.

Esses espaços para pets foram bem aceitos pelos condôminos que apontam, dentre outros fatores positivos, a possibilidade de o seu cachorro socializar com outros animais, o que o deixa mais manso e a segurança de não precisar sair do condomínio para passear com o cachorro.

Outro fator positivo apontado é a possibilidade de conhecer melhor os vizinhos, pois enquanto passeiam com os cachorros, os moradores acabam conversando e criando novas relações.

Por essa razão, muitos condomínios estão tornando esses espaços definitivos e investindo neles, com brinquedos e acessórios para os cachorros.

Aumento de entregas na portaria

Com o isolamento social, muitas pessoas passaram a fazer todos os tipos de compras pela internet. Desde as compras de frutas e verduras até móveis e eletrodomésticos, tudo passou a ser entregue.

Com isso, o movimento nas portarias passou a ser muito maior. Tanto de entregadores de delivery, quanto de carteiros e empresas de transportes.

Alguns condomínios precisaram, então, modificar seu processo de recebimento de encomendas. Muitos passaram a usar aplicativos que informam o morador da chegada de encomendas, outros tiveram que criar lugares especiais onde os pacotes deveriam ser deixados.

Cada condomínio teve que criar uma regra que atendesse às suas necessidades. Uma solução bastante adotada foi o estabelecimento de horários, por andar, para que moradores retirassem seus pacotes. As soluções foram as mais variadas e muitos condomínios continuaram adotando, mesmo com as restrições.

Nesse ponto, é importante ressaltar que o aumento do fluxo de pessoas na portaria pode aumentar também a insegurança dos moradores. A responsabilidade pela segurança não é apenas do condomínio e os moradores também devem fazer a sua parte.

Medidas simples, como avisar que está esperando encomenda, descer para pegar refeições e deixar avisado o nome de convidados que está esperando na portaria podem ajudar a aumentar a segurança do condomínio.

Como vimos, a pandemia mudou a vida de todos e a forma de nos relacionarmos uns com os outros. Mas, até mesmo momentos difíceis trazem coisas boas. E as mudanças mencionadas neste artigo são exemplos de pontos positivos que a pandemia trouxe para os condomínios, e que vieram para ficar.

 

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