Incêndio reacende dúvidas sobre os tipos de cobertura do seguro de condomínio

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

O Incêndio de repercussão nacional ocorrido recentemente, em São Paulo, trouxe prejuízos não só para o edifício de origem do acidente, mas também para vários de seus vizinhos. Assim, o incêndio reacendeu a preocupação dos síndicos sobre questões relacionadas à cobertura do seguro condomínio.

Quais as principais causas para um incêndio em condomínio?

Existem várias razões que contribuem para o início de um incêndio no condomínio. Segundo o Corpo de Bombeiros, os fatores que devem ser observados com atenção são: sobrecarga de energia elétrica em “Ts” ou “benjamins”, panelas esquecidas no fogo e crianças brincando com objetos indevidos, como isqueiros.

Já quando se trata da infraestrutura do edifício, fiações elétricas antigas (que não são inspecionadas), descargas elétricas e falhas humanas estão entre as principais razões.

Outras delas são:

  • Limpeza ineficiente, gerando acúmulo de poeira e resíduos que podem gerar combustão;
  • Falhas e descuidos em manutenções, principalmente no uso de itens como maçaricos, soldas, tintas e outros materiais que podem dar início a um incêndio;
  • Armazenamento em local inapropriado de produtos inflamáveis, principalmente quando ocorrem reformas e pinturas.

Essas são apenas algumas das causas às quais os síndicos devem se atentar, bem como conscientizar funcionários e moradores.

Contratação do seguro condomínio

Em primeiro lugar é necessário que fique claro que o seguro condomínio é de contratação obrigatória para condomínio residencial, comercial e misto.

Desse modo, o síndico é responsável pela contratação e renovação do seguro, inclusive sob pena de multas e até mesmo comprometimento do seu patrimônio. Pois, caso não faça uma apólice para o condomínio ou contrate uma apólice com coberturas insuficientes.

Cobertura básica simples do seguro condominial

A cobertura básica simples é uma das principais alternativas oferecidas no seguro do condomínio. Ela garante a proteção contra danos causados pelos riscos de incêndio, queda de raio dentro do terreno. Além disso, por explosão por qualquer natureza e queda de aeronave.

Cobertura básica ampla do seguro condominial

Outra opção é a cobertura básica ampla, que protege o condomínio de ocorrências que podem causar dano à estrutura do prédio, por exemplo:

  • incêndios;
  • explosões;
  • fumaças;
  • quedas de aeronaves;
  • vendavais;
  • impactos de veículos;
  • danos elétricos;
  • quebras de vidros;
  • chuveiros automáticos;
  • tumultos, greves;
  • alagamento;
  • desmoronamento e vazamento de tanques ou tubulações, exceto eventos excluídos, devidamente detalhados nas condições gerais do seguro.

A Habita oferece todo o suporte em termos de informação e orientação para os síndicos poderem fazer as melhores escolhas, de acordo com as características dos locais que eles administram.

Se você já é nosso cliente e não tem seu seguro condominial, entre em nosso portal e acesse a área do seu condomínio. Clique no destaque “Mimos da Habita” e depois em “Seguro Proteção”.

Se preferir, clique em saiba mais.

Procurando por uma administradora de condomínios em sp?

Conte com a Habita como a sua parceira na gestão do seu condomínio. Temos a experiência de mais de 50 anos atuando no mercado. Possuímos certificações ISO9001 selo do PROAD.

Nossos profissionais são experientes e bem preparados para realizar uma excelente administração condominial.

Atuamos como administradora de condomínios em sp e atendemos as principais regiões. Se você procura na internet por: administradora de condomínios em sp centro, administradora de condomínios em sp zona sul ou administradora de condomínios em sp zona oeste, conte com a Habita.

Sua melhor parceira para uma gestão eficiente no seu condomínio.

Está gostando do nosso conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Acessar seu condomínio