A administração de condomÃnios em São Paulo ficou marcada por uma grande mudança de contexto mundial: a pandemia de COVID-19. As ações para conter a disseminação do vÃrus trouxeram mudanças fora e dentro dos condomÃnios.
Embora, as questões de convÃvio já existissem muito antes da quarentena, efervesceram e se tornaram as campeãs de audiência nos assuntos entre sÃndicos e moradores.
Dados de entidades do setor mostraram que a quarentena aumentou em 300% o número de reclamações entre vizinhos.
Se você é um morador, sÃndico ou funcionário de um condomÃnio sabe muito bem como esse momento está sendo desafiador.
Diversas administradoras de condomÃnios em São Paulo viram esse aumento de perto em seus SACs e atendimento ao cliente.
Moradores reclamando de moradores, moradores reclamando de sÃndicos, sÃndicos reclamando de moradores, colaboradores reclamando de moradores… Enfim, só reclamação.
Quais são as principais reclamações? Quem tem razão?
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Quais foram os principais desafios na administração de condomÃnios em SP?
São Paulo concentra a maior população condominial no Brasil e, consequentemente, maior número de problemas dentro deles. Isso, mesmo antes da pandemia.
Contudo, os problemas se intensificaram com a chegada do novo coronavÃrus, aumentando ainda mais o desafio de se administrar um condomÃnio em São Paulo onde.
Em determinados empreendimentos, nos deparamos com uma verdadeira batalha entre moradores. No meio dela ficou o sÃndico sem saber o que fazer e tentando solucionar os problemas de conflitos. Ou causando mais?
Fechamento de áreas comuns, restrição no uso de espaços, combate às aglomerações, problemas com vizinhos e uma série de outras questões passaram a ser motivos de calorosas discussões e divergências.
Quais foram as reclamações apontadas por moradores?
No topo da lista está o Barulho. Reformas, barulho provocados por crianças, festas nas unidades e latidos de cachorro, são quase 50% do total de reclamações registradas pelas administradoras de condomÃnios.
Esses já eram problemas presentes mesmo antes da quarentena, porém o número de queixas aumentou muito com as pessoas ficando mais tempo em casa.
Na sequência, estão as reclamações sobre decisões quanto ao uso das áreas comuns. Academias, salão de festas, quadras, playgrounds e churrasqueiras foram os principais motivos.
O que se viu nestes casos foi a dificuldade de consenso entre moradores e sÃndicos para o uso destes ambientes.
Principalmente porque não houve uma lei especÃfica que orientasse ou desse um norte à s regras de convÃvio na administração de condomÃnios em SP durante a quarentena.
Entenda melhor essa questão em nosso artigo: Novo normal da administração de condomÃnios.
E quais foram as reclamações dos sÃndicos?
Reclamações dos sÃndicos ao tentar administrar um condomÃnio em São Paulo durante a quarentena
A vida do sÃndico em SP não tem sido nada fácil durante esse perÃodo. Se você é um, sabe bem como ainda está sendo difÃcil.
De um lado, moradores reclamando dos vizinhos e querendo usar as áreas comuns. Quem é a primeira pessoa a quem os moradores recorrem quando querem fazer uma reclamação? O sÃndico.
Do outro, o sÃndico precisando tomar decisões que vão ao encontro das recomendações sanitárias para controle da disseminação do vÃrus. Algumas antipopulares, polêmicas e até autoritárias.
Até hoje há muita dificuldade em conscientizar os moradores no uso de máscaras nas dependências dos condomÃnios. Isso chega a representar quase 30% das reclamações por parte dos sÃndicos.
Além disso, o cenário ficou ainda pior com o aumento da inadimplência nos pagamentos das cotas condominiais. Reflexo da dificuldade financeira que atingiu o paÃs como um todo.
Contudo, não podemos esquecer que o sÃndico tem suas responsabilidades legais.
Raio-X na relação entre SÃndicos e Moradores durante a pandemia
A relação entre sÃndicos e moradores já é complicada com ou sem pandemia. Dessa forma, ela acabou produzindo um efeito de fermentação nas diferenças que já existem.
Administrar um condomÃnio requer muita habilidade para lidar com pessoas. E isso toma tempo do gestor e cria desgastes de relacionamento.
Esse é um dos motivos, entre vários outros, pelos quais os sÃndicos optam por contratar uma administradora de condomÃnios em São Paulo. Para que ela o ajude nas rotinas administrativas e diminua seus afazeres operacionais.
Por outro lado, os moradores querem usufruir do seu patrimônio, do lazer, da privacidade e segurança que a vida em condomÃnio pode oferecer.
Mas nem sempre entendem que é um ambiente coletivo, com decisões que prezem o princÃpio da decisão pela maioria e o respeito ao espaço individual do próximo.
Como resolver essa situação? Quem tem razão nisso tudo?
Essas seriam as perguntas que valeriam 1 milhão de reais em qualquer condomÃnio.
As respostas para elas podem vir de três palavras: Sossego, Saúde e Segurança.
Delas derivam atitudes que promovem um bom convÃvio e facilitam a administração de condomÃnios: bom-senso, respeito, coletividade, direitos e deveres.
Uma forma de buscar apoio à todas elas é conhecendo a Convenção e o Regimento Interno do seu condomÃnio. Muitas questões já estão previstas neles.
Você também pode consultar nossos E-books e materiais de apoio disponÃveis em nosso site. Eles lhe ajudarão com orientações e recomendações para tornar o condomÃnio um ambiente melhor.
Resumo
Vimos que a pandemia do novo coronavÃrus mudou bastante a vida em um condomÃnio. Ou será que só potencializou o que já existia?
Seja qual for o diagnóstico, a vida em condomÃnio ficou mais difÃcil para os moradores e com mais responsabilidades para os sÃndicos. Fez com que a tarefa de administrar um condomÃnio fosse mais intensa e voltada para a administração de conflitos.
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