O pagamento em dia do boleto de condomínio é muito importante. Ele evita a cobrança de juros de mora e taxas. Também, garante que o condomínio não sofra consequências com a alta inadimplência.
O atraso, contudo, acontece. Se dá por inúmeros motivos. Dentre eles, a falta de recebimento do boleto.
Quando isso ocorre, a culpa é do condomínio ou administradora? Pois, saiba que não.
Às vezes [a falha de recebimento é do próprio morador].
Principalmente por cadastro desatualizado e, também, falta de atenção dos condôminos com as datas de vencimento.
Isso, contudo, prejudica não só a gestão do condomínio, também traz consequências para o condômino inadimplente.
Por isso, veja abaixo como melhorar essa relação e não atrasar o pagamento!
Como não atrasar o pagamento do boleto do condomínio?
Separamos algumas dicas para que você nunca mais passe sufoco com o atraso de condomínio.
Afinal, o não recebimento do boleto [não isenta] qualquer possibilidade de abonar as taxas e juros de atraso.
Portanto, certifique-se de que você segue esses passos. Com eles você não terá problemas com a [inadimplência no condomínio].
Igualmente, mantém uma boa relação com a administração do edifício e não sofre com restrições.
Vamos conferir as dicas?
1. Organize-se quanto às datas de vencimento do boleto
Em primeiro lugar, utilize um calendário eletrônico com lembrete para a data de vencimento do boleto do condomínio.
Aqui não há desculpas. Essa é uma obrigação financeira que se repete todo mês e sempre no mesmo dia (com exceção de variações em razão de dia não-útil).
Por isso, marque no seu calendário e coloque despertadores e lembretes eletrônicos quanto à proximidade da data.
No caso de proximidade do vencimento sem a disponibilização do boleto, tome as providências e não deixe para a última hora.
2. Veja sua caixa de e-mails
Caso você tenha optado pelo recebimento de boleto de condomínio por e-mail, também deve ter cuidado.
A mensagem pode se encaminhar erroneamente à [caixa de SPAM]. Da mesma maneira, você pode apagar a mensagem por engano ou não encontrá-la no meio de outras.
Por isso, verifique sua Lixeira e caixa de SPAM. Também, faça uma busca nas outras pastas e ainda, não deixe de conferir se a caixa de e-mail não está cheia.
Outra questão importante é conferir se você informou corretamente seu endereço de e-mail no cadastro.
3. Analise se o seu cadastro está em dia
Para você receber o seu boleto em dia, o seu cadastro deve estar atualizado e com os dados corretos.
Contudo, para isso você pode utilizar o App/portal ou entrar em contato com a administradora.
Muitas reclamações de falta de recebimento do boleto de condomínio acontecem porque o cadastro está desatualizado.
Consequentemente, o boleto é enviado para um e-mail antigo ou até mesmo para o proprietário anterior.
Dessa forma, certifique-se de que os seus dados estão atualizados e, caso necessário, atualize-os.
Se você é cliente Habita, atualize seu cadastro agora.
4. Utilize o DDA
DDA é a sigla para Débito Direto Autorizado. É um recurso que permite o recebimento eletrônico de boletos diretamente na conta bancária do condômino.
Ao acessar a conta, o cliente encontra os boletos com nome, valor da cobrança e prazo de pagamento.
Para isso você deve acessar seu internet banking, APP ou ligar para a central de atendimento do seu banco e autorizar o cadastro do Boleto Eletrônico DDA.
5. Baixe a 2ª via do boleto pelo APP
Para facilitar a [emissão da 2ª via do boleto], nossos clientes têm acesso ao aplicativo/portal.
Com ele você pode acessar os boletos no momento em que quiser. Além disso, você contribui para a redução de custos no condomínio, pois não será necessário imprimir em papel.
Uma ótima contribuição para que o seu condomínio colabore com ações de sustentabilidade.
Baixe nosso aplicativo, facilite a sua vida e colabore com o meio ambiente!
Não recebi o boleto do condomínio, preciso pagar as taxas de juros e mora?
Muitas vezes as dicas acima passam batidas. Sobretudo pela correria do dia a dia e a organização das outras contas que você tem de pagar.
Então, o boleto de condomínio está sujeito à isso.
Mas o que ocorre no caso de [não recebimento do boleto] e, portanto, a ausência de quitação da obrigação em dia?
Sou obrigado a pagar as taxas de mora? Sim. As normas são claras quanto a isso.
A obrigação de pagar em dia cabe a você.
Porém, quando você nada faz para contornar a situação, mesmo sabendo do seu dever em quitar o valor, não invalida o acréscimo de taxas e juros.
Resumindo
Mostramos nos itens acima, que há maneiras de receber o boleto de condomínio antes de seu vencimento. Basta o condômino seguir as nossas dicas que não terá dores de cabeça com juros e multas por atraso.
A maneira mais segura para não atrasar o pagamento é usar o APP/Portal da Habita. Com ele você solicita a 2ª via quando quiser e atualiza o seu cadastro. Essa é uma obrigação de cada condômino!