O que não faltam no mundo são espertos que criam, a cada dia, novas formas de aplicar golpes – usando até a tecnologia. Não seja você mais um a cair. Fique atento e conheça as dicas para não ser prejudicado.

Neste espaço procuramos sempre alertar condôminos e síndicos sobre o dia a dia da administração. Procuramos trazer dicas interessantes dos mais diversos temas. Mas este blog também tem uma importante função: alertar sobre riscos e perigos aos quais condomínios, síndicos e moradores estão sujeitos. Recentemente, falamos sobre como a tecnologia pode ser usada para o bem e para o mal e de golpes que existem no mundo da locação. Mas existe um golpe que tem crescido muito nos últimos tempos: o boleto falso Vamos falar sobre ele.

O golpe do boleto falso pode ser fisicamente, no recebimento de boletos impressos, ou eletronicamente. O boleto, ainda é uma das formas mais comuns de pagamento no Brasil. Até, por isso, uma porta de entrada de muitos estelionatários.

A Habitacional possui profissionais e setor que cuidam especificamente das contas dos condomínios e que estão aptos a prestarem toda orientação necessária. Na dúvida, pare e somente faça a operação depois de confirmar os dados de segurança necessários.

Tantos são os cuidados com esse tipo de pagamento (e os próprios riscos que ele pode acarretar), que a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) – principal entidade representativa do setor bancário brasileiro –, orienta em seu portal,  como proceder para reconhecer se um boleto é real. Uma das dicas é “Ao pagar um boleto de cobrança, verifique sempre se os dados do ‘Beneficiário’ são de quem lhe vendeu o produto ou serviço. Verifique sempre se o logotipo impresso no corpo do boleto de cobrança corresponde ao código do banco que consta no início da linha digitável”.

No caso específico de condomínios como esse tipo de golpe acontece? Principalmente, recebendo e pagando boletos de entidades que não existem. A AABIC e o Secovi-SP sempre recomendam cuidados com relação a isso. Se aparecer algum boleto, que não seja de entidades e instituições às quais o condomínio não é filiado, duvide.

Na  Habitacional você tem a sua disposição todas as facilidades para esclarecer suas dúvidas e profissionais especializados para atendê-lo.

Boletos falsos, com entidades fantasmas, é um golpe mais comum do que se pensa. Até mesmo em nome do próprio condomínio. Compare o boleto que recebeu com outros meses, no caso de boletos da cota condominial. No caso de boletos externos, sempre confirme os dados do beneficiário. Na dúvida, ligue, e se certifique.

Outra porta de entrada de golpes são os boletos que chegam eletronicamente, via celular ou e-mail, por exemplo. Estas duas são as “frentes” mais usadas pelos golpistas. Além do boleto para beneficiário que não existe, há os links falsos que levam, por exemplo, a vírus que podem alterar códigos do computador e que permitem acesso a dados do usuário, como os de bancos.

Você já pagou boleto falso ou teve seus dados hackeados? Bem, saiba que, mesmo com todos os cuidados, isso é comum, mas se pagou um boleto fraudado, você tem direito a ser restituído pelo banco. Demora, é burocrático, mas é possível. De qualquer forma, nunca entre em links estranhos, cheque sempre a origem do e-mail ou mensagem – o remetente sempre usa domínios parecidos com os reais, mas facilmente percebíveis. Na dúvida, confirme a veracidade com o banco ou com nossos profissionais, em caso de despesas ligadas ao condomínio.

Para esses casos, vale algumas dicas (não só do condomínio, mas para todo tipo de boleto):

  • Tenha consciência e controle de suas despesas;
  • Preste atenção no material e modelo do boleto e desconfie se achar que ele está estranho ou com emissor desconhecido;
  • Golpistas podem ter boa cabeça para inventar golpes, mas pecam em alguns detalhes como falhas no documento, que vão de erros de português, impressões de má qualidade, assim como a qualidade de papel diferente e ou mesmo da logomarca do banco;
  • Confira sempre a veracidade do boleto, seus dados, do banco e do beneficiário. Na dúvida não pague, cheque sempre;
  • Caso precise de uma segunda via do boleto, use o site do banco. No caso de cota condominial, o site da Habitacional, que fornece um novo boleto;
  • Para o caso de ataques por computador, desconfie de links estranho e mantenha seu antivírus atualizado;
  • Se for gerar boleto pela internet, prefira documentos em formato “PDF imagem”, pois são mais seguros;
  • Preste atenção no código de barras, pois os três primeiros dígitos indicam o banco emissor do boleto – veja em pagamentos anteriores se essa informação confere;
  • Prefira pagar os boletos pelos canais oficiais dos bancos, com o home banking, caixas eletrônicos, agência etc.
  • Para pagamento, use sempre um computador confiável e que tenha segurança (o famoso cadeado). Evite wi-fi público;

Mensagens por SMS – ainda é necessário cuidado

Nesse mesmo sentido, os golpistas veem no celular uma ferramenta muito fácil para aplicar golpes. Um deles, mesmo com a maior frequência do uso de aplicativos de mensagem instantânea, como o (WhatsApp, Kik, Messenger, Viber, WeChat, Telegram, LINE, Tangoeyc), é o SMS.

Da mesma forma que em e-mails ou mensagem por aplicativos, hackers enganam usuários com informações falsas e links fantasmas para facilitar a invasão, infecção, roubo de dados etc. Alguns cuidados que valem para as mensagens por SMS, assim como para e-mails e aplicativos:

– Sempre desconfie de promoções e prêmios (aliás, a norma é: sempre desconfie de mensagens estranhas). Se conhecer a empresa e se interessar, procure checar outros meios, como o site dessa empresa

– Preste atenção a possíveis erros, como os ortográficos e de gramática. Eles são indícios que algo está fora do normal

– Nunca clique para abrir links enviados por mensagens

– Não ligue para número enviado por mensagem

– Bancos não enviam mensagens de texto para seus clientes, por exemplo, para atualização de cadastro. Isso é proibido pela Febraban

– Nunca passe senhas ou informações a pessoas em resposta e muito menos por links enviados

E aí, valeram as dicas? Vai seguir com cuidado? Comente abaixo.

 

Habita

Habita

Deixe seu comentário

Fique por dentro

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades.

Scroll Up

2ª VIA DE BOLETO

Selecione abaixo seu boleto

logo-habitacional-branco

Solicite uma proposta

2ª VIA DE BOLETO CONDOMÍNIO

2ª VIA DE BOLETO ALUGUEL