Segurança

Você tem certeza que está totalmente seguro?

O que não faltam no mundo são espertos que criam, a cada dia, novas formas de aplicar golpes – usando até a tecnologia. Não seja você mais um a cair no golpe do boleto falso. Fique atento e conheça as dicas para não ser prejudicado.

Neste espaço procuramos sempre alertar condôminos e síndicos sobre o dia a dia da administração de condomínios. Procuramos trazer dicas interessantes dos mais diversos temas.

Mas este blog também tem uma importante função: alertar sobre riscos e perigos aos quais condomínios, síndicos e moradores estão sujeitos.

Recentemente, falamos sobre como a tecnologia pode ser usada para o bem e para o mal e de golpes que existem no mundo da locação. Mas existe um golpe que tem crescido muito nos últimos tempos: o boleto falso.

O golpe do boleto falso pode ser fisicamente, no recebimento de boletos impressos, ou eletronicamente. O boleto, ainda é uma das formas mais comuns de pagamento no Brasil. Até, por isso, uma porta de entrada de muitos estelionatários.

A Habita possui profissionais e setor que cuidam especificamente das contas dos condomínios e que estão aptos a prestarem toda orientação necessária. Na dúvida, pare e somente faça a operação depois de confirmar os dados de segurança necessários.

Tantos são os cuidados com esse tipo de pagamento (e os próprios riscos que ele pode acarretar), que a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), orienta em seu portal, como proceder para reconhecer se um boleto é real. Uma das dicas é “Ao pagar um boleto de cobrança, verifique sempre se os dados do ‘Beneficiário’ são de quem lhe vendeu o produto ou serviço. Verifique sempre se o logotipo impresso no corpo do boleto de cobrança corresponde ao código do banco que consta no início da linha digitável”.

No caso específico de condomínios como acontece o golpe do boleto falso?

Principalmente, recebendo e pagando boletos de entidades que não existem. A AABIC e o Secovi-SP sempre recomendam cuidados com relação a isso. Se aparecer algum boleto, que não seja de entidades e instituições às quais o condomínio não é filiado, duvide.

Na  Habita você tem a sua disposição todas as facilidades para esclarecer suas dúvidas e profissionais especializados para atendê-lo.

Boletos falsos, com entidades fantasmas, é um golpe mais comum do que se pensa. Até mesmo em nome do próprio condomínio. Compare o boleto que recebeu com outros meses, no caso de boletos da cota condominial. No caso de boletos externos, sempre confirme os dados do beneficiário. Na dúvida, ligue, e se certifique.

Outra porta de entrada de golpes são os boletos que chegam eletronicamente, via celular ou e-mail, por exemplo. Estas duas são as “frentes” mais usadas pelos golpistas. Além do boleto para beneficiário que não existe, há os links falsos que levam, por exemplo, a vírus que podem alterar códigos do computador e que permitem acesso a dados do usuário, como os de bancos.

Você já pagou boleto falso ou teve seus dados hackeados? Bem, saiba que, mesmo com todos os cuidados, isso é comum, mas se pagou um boleto fraudado, você tem direito a ser restituído pelo banco. Demora, é burocrático, mas é possível. De qualquer forma, nunca entre em links estranhos, cheque sempre a origem do e-mail ou mensagem – o remetente sempre usa domínios parecidos com os reais, mas facilmente percebíveis. Na dúvida, confirme a veracidade com o banco ou com nossos profissionais, em caso de despesas ligadas ao condomínio.

Para esses casos, vale algumas dicas (não só do condomínio, mas para todo tipo de boleto):

  • Tenha consciência e controle de suas despesas;
  • Preste atenção no material e modelo do boleto e desconfie se achar que ele está estranho ou com emissor desconhecido;
  • Golpistas podem ter boa cabeça para inventar golpes, mas pecam em alguns detalhes como falhas no documento, que vão de erros de português, impressões de má qualidade, assim como a qualidade de papel diferente e ou mesmo da logomarca do banco;
  • Confira sempre a veracidade do boleto, seus dados, do banco e do beneficiário. Na dúvida não pague, cheque sempre;
  • Caso precise de uma segunda via do boleto, use o site do banco. No caso de cota condominial, o site da Habita, que fornece um novo boleto;
  • Para o caso de ataques por computador, desconfie de links estranho e mantenha seu antivírus atualizado;
  • Se for gerar boleto pela internet, prefira documentos em formato “PDF imagem”, pois são mais seguros;
  • Preste atenção no código de barras, pois os três primeiros dígitos indicam o banco emissor do boleto – veja em pagamentos anteriores se essa informação confere;
  • Prefira pagar os boletos pelos canais oficiais dos bancos, com o home banking, caixas eletrônicos, agência etc.
  • Para pagamento, use sempre um computador confiável e que tenha segurança (o famoso cadeado). Evite wi-fi público;

Mensagens por SMS – ainda é necessário cuidado

Nesse mesmo sentido, os golpistas veem no celular uma ferramenta muito fácil para aplicar golpes. Um deles, mesmo com a maior frequência do uso de aplicativos de mensagem instantânea, como o (WhatsApp, Kik, Messenger, Viber, WeChat, Telegram, LINE, Tangoeyc), é o SMS.

Da mesma forma que em e-mails ou mensagem por aplicativos, hackers enganam usuários com informações falsas e links fantasmas para facilitar a invasão, infecção, roubo de dados etc. Alguns cuidados que valem para as mensagens por SMS, assim como para e-mails e aplicativos:

– Sempre desconfie de promoções e prêmios (aliás, a norma é: sempre desconfie de mensagens estranhas). Se conhecer a empresa e se interessar, procure checar outros meios, como o site dessa empresa

– Preste atenção a possíveis erros, como os ortográficos e de gramática. Eles são indícios que algo está fora do normal

– Nunca clique para abrir links enviados por mensagens

– Não ligue para número enviado por mensagem

– Bancos não enviam mensagens de texto para seus clientes, por exemplo, para atualização de cadastro. Isso é proibido pela Febraban

– Nunca passe senhas ou informações a pessoas em resposta e muito menos por links enviados

E aí, valeram as dicas? Vai seguir com cuidado? Comente abaixo.

 

Procurando por uma administradora de condomínios em sp?

Conte com a Habita como a sua parceira na gestão do seu condomínio. Temos a experiência de mais de 50 anos atuando no mercado. Possuímos certificações ISO9001 selo do PROAD.

Nossos profissionais são experientes e bem preparados para realizar uma excelente administração condominial.

Atuamos como administradora de condomínios em sp e atendemos as principais regiões. Se você procura na internet por: administradora de condomínios em sp centro, administradora de condomínios em sp zona sul ou administradora de condomínios em sp zona oeste, conte com a Habita.

Sua melhor parceira para uma gestão eficiente no seu condomínio.

Postagens recentes

Vai contratar administradora de Condomínio? Veja 11 dicas.

Saiba que contratar administradora de condomínio exige atenção, não pode ser de qualquer jeito. A…

2 semanas atrás

O que devo saber antes de instalar um ar-condicionado no meu apartamento?

O ar-condicionado é um dos aparelhos que mais exigem atenção, cuidado e planejamento em um…

3 semanas atrás

14 obrigações fiscais e tributárias dos condomínios no Brasil. Entenda cada uma delas.

As obrigações fiscais e tributárias dos condomínios no Brasil referem-se ao conjunto de responsabilidades legais…

4 semanas atrás

App para condomínios: vale a pena o síndico usar?

Os aplicativos para condomínios são ferramentas digitais projetadas para auxiliar na administração e gestão de…

1 mês atrás

Gestão condominial: 16 dicas essenciais para síndicos administrarem bem um condomínio.

Gestão condominial refere-se ao conjunto de práticas e responsabilidades para administrar um condomínio, garantindo o…

1 mês atrás

Quais as consequências da inadimplência em condomínios? Qual a solução?

A inadimplência condominial é um problema em muitos condomínios no Brasil que deve ser acompanhada…

2 meses atrás