Em matéria de segurança em condomínios, todo cuidado é pouco. Mas no período de férias a atenção precisa ser redobrada. Pois, nessa época do ano o índice de invasões em condomínios aumenta muito.
Os criminosos simulam situações, cada vez mais convincentes, para enganar o profissional que está trabalhando na portaria, controlando os acessos e cuidando da segurança das pessoas.
Infelizmente, eles conseguem entrar pelo portão principal ou de veículos e depois invadem os apartamentos, levando pertences dos moradores e colocando em risco a vida das pessoas.
Foi para te ajudar a se proteger que preparamos este artigo com os principais golpes que estão sendo aplicados e algumas dicas de como se proteger. Leia até o fim e descubra como manter seu condomínio seguro!
Uma pessoa liga para a portaria se identifica como morador e informa que chegarão alguns parentes e que ficarão hospedados em sua casa, informando até o nome completo e RG (falsos) dos supostos parentes.
O que fazer: Não aceite liberação por telefone, somente pelo aplicativo do condomínio, interfone ou pessoalmente.
Bandidos chegam de avental e crachá falsos se apresentando como agentes de saúde da vigilância sanitária ou outro órgão público, dizendo que irão avaliar as áreas do condomínio, aplicar vacinas ou fazer testes da COVID.
O que fazer: Não permitir a entrada. Nenhuma ação municipal é feita sem prévio comunicado das instituições responsáveis. Na insistência, chame a polícia (190).
O bandido já pesquisou e sabe quais apartamentos estão à venda, apresenta-se como corretor de imóveis, é simpático e oferece uma boa comissão sobre o negócio que está quase fechado.
O que fazer: as visitas só podem ocorrer com a permissão por escrito do proprietário, indicando os nomes dos corretores e RG.
Pode ser homem, mas frequentemente é uma mulher bonita e simpática que se passa por visitante e, com sua conversa envolvente, induz o porteiro a deixá-la entrar e nesse momento é rendido.
O que fazer: seguir os procedimentos de segurança e jamais permitir que qualquer pessoa entre no condomínio sem identificação e sem autorização do morador.
O criminoso se passa por entregador, informa que tem uma encomenda para o apartamento tal (em sua pesquisa já identificou que o morador não está), nesse caso terá que deixar a entrega na portaria, porém o pacote é propositalmente maior que o passa-volumes e pede para que o porteiro abra a clausura para receber a encomenda, ocasião em que é rendido.
O que fazer: Em nenhuma hipótese o porteiro deve abrir a clausura, peça para que o entregador deixe a encomenda na clausura, no chão e que saia. Quando a pessoa estiver do lado de fora da clausura e o portão fechado, pegue a encomenda.
O(a) criminoso(a) “faz um teatro”: em desespero diz que foi assaltado(a) e pede para usar o telefone ou pede um copo de água. Ao abrir o portão, o porteiro é rendido.
O que fazer: Nunca abandone a portaria para atender ou socorrer alguém, nem deixe que a pessoa entre. Se quiser ajudar, chame a polícia (190).
Infelizmente nada garante que os dados dos moradores que constam nos sistemas das operadoras de TV a cabo, telefonia, ar condicionado, entre outras, sejam compartilhados com criminosos. Eles obtêm informações de agendamentos de serviços e chegam antes do horário, uniformizados e com crachá falso.
O que fazer: Quando o morador avisar sobre a visita, solicitar o horário, nome e RG do prestador de serviço. O porteiro deverá identificar o prestador de serviço que chegar e verificar se os dados conferem com aqueles passados pelo morador, caso não confiram, não abra o portão, avise o morador e peça para que ligue na empresa e confirme os dados da pessoa que está aguardando na portaria para entrar.
Veículo embica na entrada da garagem, “dá uma buzinada”. Se o porteiro abrir o portão inicia-se a invasão e roubo dos apartamentos.
O que fazer: em nenhuma hipótese abrir o portão de veículos, siga os procedimentos de segurança. Não se intimide com o buzinaço, pressão psicológica ou fila de carros na rua, essa é a situação que o criminoso espera para conseguir invadir o condomínio.
Esse golpe ocorre principalmente em condomínios com muitos adolescentes. São criminosos jovens, menores de idade, com boa apresentação e pelas redes sociais sabem os nomes de alguns adolescentes moradores e, ludibriando o porteiro conseguem entrar no condomínio, invadem alguns apartamentos e saem rapidamente com mochilas nas costas lotadas de pertences valiosos dos moradores.
O que fazer: Ser fiel ao regulamento interno e normas de segurança. Todos os visitantes devem passar pela triagem e o morador deve autorizar a entrada, caso contrário, não abra o portão.
Além dessas situações, outras similares podem ocorrer, visto que cada vez mais os criminosos criam novas formas de burlar o esquema de segurança do condomínio, por isso, reiteramos que essa época do ano requer atenção redobrada dos controladores de acesso.
Siga os procedimentos de segurança do seu condomínio e em caso de dúvida chame o zelador, gerente predial ou síndico.
O que você achou do conteúdo de hoje? Estamos sempre pensando em conteúdos especiais para melhorar a sua vida.
Conte com a Habita como a sua empresa para administrar seu condomínio. Temos experiência de mais de 50 anos atuando no mercado. Possuímos certificações ISO9001 e selo do PROAD.
Nossos profissionais são experientes e bem preparados para realizar uma excelente administração condominial.
Atuamos como administradora de condomínios em sp e atendemos as principais regiões. Se você procura na internet por: administradora de condomínios em sp centro, administradora de condomínios em sp zona sul ou administradora de condomínios em sp zona oeste, conte com a Habita.
Sua melhor parceira para uma gestão eficiente no seu condomínio.
Saiba que contratar administradora de condomínio exige atenção, não pode ser de qualquer jeito. A…
O ar-condicionado é um dos aparelhos que mais exigem atenção, cuidado e planejamento em um…
As obrigações fiscais e tributárias dos condomínios no Brasil referem-se ao conjunto de responsabilidades legais…
Os aplicativos para condomínios são ferramentas digitais projetadas para auxiliar na administração e gestão de…
Gestão condominial refere-se ao conjunto de práticas e responsabilidades para administrar um condomínio, garantindo o…
A inadimplência condominial é um problema em muitos condomínios no Brasil que deve ser acompanhada…