Enquanto não vencemos a guerra contra o novo coronavírus, a luta para evitar a contaminação deve ser a palavra de ordem por todos. São várias as frentes de batalhas – e uma das principais é a limpeza do condomínio.
As áreas comuns, por exemplo, reúnem alguns dos maiores pontos de contaminação, cuja limpeza merece atenção especial dos responsáveis pela gestão do condomínio.
Por outro lado, os moradores também têm papel fundamental através da adoção de hábitos que podem influenciar na saúde de todos.
Conheça as ações de limpeza e organização do condomínio que podem ajudar a mitigar os efeitos da pandemia e a torná-lo um ambiente mais seguro para moradores, síndicos e funcionários.
Com elas, a vida em um condomínio será mais segura, principalmente se forem consideradas nas rotinas da administração de condomínios residenciais.
Por mais que os moradores tenham consciência da necessidade de isolamento social contra a pandemia do coronavírus, há muitos ambientes que precisam ser compartilhados dentro de um condomínio. Por isso, a adoção de ações extras para a desinfecção das áreas comuns é fundamental.
O síndico deve garantir boas práticas de limpeza do condomínio em todos os edifícios, com atenção prioritária para os principais pontos de contaminação.
As superfícies que mais são tocadas devem ter a frequência de limpeza otimizada:
Nesses locais, o ideal é disponibilizar álcool gel para que cada pessoa faça sua higienização pessoal, antes e depois de tocar nos acessórios.
As áreas de lazer – playgrounds, brinquedos, bancos de jardim, pergolados, áreas gourmet e de churrasqueira, piscina, sauna, salão de festas, etc – devem ficar fechadas permanentemente ou até segunda ordem das autoridades de saúde.
Como são de uso comum, com ambiente enclausurado e sem ventilação, os elevadores merecem atenção especial na limpeza do condomínio.
A limpeza deve ser feita com água morna e detergente neutro, diariamente e, de preferência, em horário de menor movimento ou com a interdição da unidade.
Os espelhos dos elevadores, por sua vez, devem ser limpos com um pano limpo e seco para remoção de toda a poeira. Depois deve ser higienizado com um pano umedecido com borrifador com álcool 70% ou água morna e detergente neutro.
O mesmo procedimento deve ser feito nas paredes dos elevadores, porém nunca com a aplicação dos líquidos diretamente na superfície ou com pano encharcado, evitando danos à parte elétrica.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o isolamento social é fundamental para minimizar os riscos da pandemia da Covid-19, mas apenas a quarentena não é o suficiente para evitar o contágio.
Segundo o órgão, a medida controla o problema, mas não é uma solução. Por isso, para suprimir o contágio as medidas de saúde pública são essenciais.
Os moradores, por sua vez, também devem tomar ações de limpeza no condomínio. É muito importante, por sua vez, restringir ao máximo a circulação das áreas comuns, e, quando o fizer, estar com máscara e as mãos higienizadas com álcool gel.
Por outro lado, a orientação dos especialistas é que qualquer estado gripal, ainda que em fase inicial, seja comunicada ao síndico de forma confidencial.
Essa medida é necessária porque a baixa imunidade ocasionada pela gripe comum predispõe o organismo à infecção pelo coronavírus.
Já os resultados positivos para a Covid-19 devem ser imediatamente comunicados ao síndico e aos demais moradores. A transparência das informações também é considerada uma medida sanitária relevante.
Os moradores também devem evitar fazer e receber visitas, mesmo que seja de vizinhos, e usar preferencialmente as escadas, evitando encostar nos corrimãos sempre que possível.
O ideal é evitar o uso do elevador, mas quando não for possível a orientação da OMS é que as famílias circulem sozinhas nesses recintos.
Uma boa ideia é a colocação de avisos sobre a importância do acesso restrito aos elevadores, sempre pedindo paciência e bom senso, sem constrangimento nem preconceito, lembrando que a solidariedade e a união são essenciais para a superação da crise na pandemia.
Várias cidades têm realizado a sanitização das vias públicas, uma forma eficiente e direcionada de eliminação do coronavírus com produtos específicos.
A medida também é uma boa opção para complementar as ações de limpeza do condomínio. A sanitização é um conjunto de procedimentos sanitários que culminam em um nível seguro de higienização. Assim, eliminando até 99% de microrganismos prejudiciais à saúde, entre eles o coronavírus.
Gostou do conteúdo de hoje sobre a importância da limpeza em condomínios durante a pandemia de Covid-19? Compartilhe a sua opinião nos comentários abaixo e não deixe de ler o nosso conteúdo sobre a importância da assembleia digital em tempos de novo coronavírus!
Conte com a Habita como a sua parceira na administração do seu condomínio. Temos a experiência de mais de 50 anos atuando no mercado. Possuímos certificações ISO9001 selo do PROAD.
Nossos profissionais são experientes e bem preparados para realizar uma excelente administração condominial.
Atuamos como administradora de condomínios em sp e atendemos as principais regiões. Se você procura na internet por: administradora de condomínios em sp centro, administradora de condomínios em sp zona sul ou administradora de condomínios em sp zona oeste, conte com a Habita.
Sua melhor parceira para uma gestão condominial eficiente.
Saiba que contratar administradora de condomínio exige atenção, não pode ser de qualquer jeito. A…
O ar-condicionado é um dos aparelhos que mais exigem atenção, cuidado e planejamento em um…
As obrigações fiscais e tributárias dos condomínios no Brasil referem-se ao conjunto de responsabilidades legais…
Os aplicativos para condomínios são ferramentas digitais projetadas para auxiliar na administração e gestão de…
Gestão condominial refere-se ao conjunto de práticas e responsabilidades para administrar um condomínio, garantindo o…
A inadimplência condominial é um problema em muitos condomínios no Brasil que deve ser acompanhada…