Zelador de condomínio é aquele que zela ou cuida das atividades e áreas comuns de um prédio ou edifício. Fiscaliza e mantém o bom funcionamento do condomínio. Além disso, auxilia o síndico em algumas atividades administrativas e atua na rotina do dia a dia do prédio.
Ainda que a função de zelador de prédio seja antiga e muito conhecida, ela causa dúvidas em muitos que convivem em um condomínio. Síndicos e moradores, por exemplo.
Quando temos um problema no apartamento é comum que o zelador seja a nossa primeira opção. Não é mesmo?
Mas será que o papel do zelador é resolver problemas particulares? Ou, sua responsabilidade é cuidar do condomínio como um todo?
Para ajudar a entender as funções e atribuições do zelador de um edifício, você verá nesse artigo:
Zelador, zelador de prédio ou zelador de condomínio é aquele que zela ou cuida das atividades e áreas comuns de um edifício. É responsável por garantir que todas as tarefas determinadas sejam cumpridas. É o profissional que deve se certificar, o tempo todo, que as regras estão sendo respeitadas e cumpridas.
Bom, podemos ver que ele tem um papel importante na administração de um condomínio. Além de ser o braço direito do síndico, ele é quem faz tudo funcionar corretamente.
Por isso sua função não é fácil, exige habilidade para administrar atividades, tempo e, principalmente, ter o respeito dos moradores.
Sendo assim, que tal saber o que o zelador faz em um condomínio residencial?
O zelador é um funcionário contratado exclusivamente para prestar serviços ao condomínio. Ele é responsável por fiscalizar o uso das áreas comuns, fazer as manutenções básicas e coordenar o trabalho dos demais funcionários. Por exemplo: a equipe de limpeza e de segurança.
Esse profissional tem responsabilidades e deveres no seu dia a dia. Requer um entendimento muito claro do que o zelador pode fazer. Dessa forma, evita-se que se tenha acúmulo de função e possível ação contra o condomínio.
Isso porque é muito comum chamar o zelador ao ter algum problema. Por exemplo: receber ou deixar encomendas, receber o técnico da TV ou empregada, pequenos reparos, etc.
Mas será que esses favores estão nas atribuições e funções do zelador?
Que tal saber qual a função do zelador? Assim você pode evitar pedir que ele faça alguma atividade que não esteja em suas atribuições.
Vamos entender um pouco mais sobre o que zelador de condomínio pode fazer?
As atribuições de um zelador são previstas nas convenções dos sindicatos regionais e podem variar de região para região. Conforme o SindicoNet, em São Paulo as atribuições do zelador são:
Essas atribuições demandam uma série de atividades práticas nas rotinas do prédio, edifício ou condomínio.
Vamos ver quais são as atividades da função de zelador de condomínio?
Antes de tudo, o zelador deve ser organizado e responsável. Essa é uma característica importante para ser um bom zelador de condomínio.
Deveres de um zelador de condomínio:
É importante lembrar que o zelador não é o subsíndico. Ele é o intermediário entre funcionários, moradores e o Síndico.
Nas funções administrativas em um condomínio, o zelador deve organizar as atividades dos colaboradores que respondem para ele. Por exemplo: escala de trabalho, atividades, horários de almoço ou jantar.
Dentro dessa organização, a função do zelador do condomínio é cobrar pontualidade, responsabilidade e disciplina. É o líder dos funcionários!
Ele também pode auxiliar o síndico na contratação de novos colaboradores para o condomínio. Assim, terá a oportunidade de participar da formação da equipe que trabalhará com ele.
Algumas funções administrativas em um condomínio podem causar dúvidas entre as funções do zelador e as funções do síndico.
Se você quiser saber as diferenças entre elas, veja o tópico a seguir.
Se o zelador tem a função de cuidar dos funcionários, dos espaços comuns, de fazer cumprir as normas e regimento, o que o síndico faz?
Essa é uma pergunta comum entre os moradores, pois não sabem que existem diferenças definidas em lei.
De maneira bem objetiva, a principal diferença entre os dois é que o síndico foi eleito por uma assembleia para ser o representante legal do condomínio. Responde civil e criminalmente pela gestão condominial do prédio ou edifício.
Possui um período de mandato determinado e pode ser reeleito, conforme estiver previsto na convenção do condomínio.
Para saber mais sobre o que um síndico faz, veja nosso artigo sobre as funções e responsabilidades do Síndico.
Já o zelador é um funcionário do condomínio, com registro em carteira e não tem uma data para ir embora, pois esse é o seu emprego.
Sim. O zelador é funcionário do condomínio contratado exclusivamente para realizar suas atividades conforme disposto na lei.
Contudo, é importante destacar que qualquer trabalho que exceda esse escopo pode ser vinculado ao condomínio e caracterizar horas extras. Assim como, todos os outros direitos trabalhistas em uma possível ação judicial.
Sendo assim, o zelador de condomínio está ali independente do síndico.
Não, de forma alguma. Assim sendo, esse profissional responde e recebe ordens do síndico do condomínio. E obviamente, quando precisa, o zelador é orientado pela empresa de administração de condomínios.
Mas, veja bem, ela não dá ordens a ele. Somente oferece suporte e orientações, quando síndico e zelador precisam de ajuda com assuntos mais específicos.
Um condomínio funciona, literalmente, como uma organização corporativa. Tem colaboradores e hierarquia. O zelador é funcionário e, portanto, está subordinado ao síndico.
Tudo isso dito, você já deve estar pensando na outra pergunta.
Como em todas as profissões, existe um teto e o que o mercado paga para um zelador realizar suas funções.
Da mesma forma como em qualquer setor, alguns condomínios remuneram mais e outros nem tanto.
Portanto, o salário de zelador, vai depender de cidade para cidade, tamanho e tipo de condomínio.
Segundo o site de pesquisa salarial, a média de salário de zelador em São Paulo fica em torno de R$ 2.006,66.
Considerando uma jornada de 44 horas de trabalho por semana e base jun/2020.
Lembrando que o zelador, quando trabalha fora do horário combinado, ganha hora extra, como qualquer outro trabalhador.
Mesmo existindo imprevistos no dia a dia dos moradores de um condomínio, que os fazem recorrer ao zelador, deve-se ter cuidado para não atribuir atividades fora da sua função. Assim, o condomínio não arrisca em provocar acúmulo de função do zelador e sofrer consequências jurídicas.
Quando o zelador de condomínio realiza sua função corretamente, garante a segurança dos moradores e evita custos desnecessários para o condomínio.
Se você ainda tem alguma dúvida sobre o que o zelador pode ou não pode fazer, deixe um comentário.
Por que somos especializados na administração condominial e possuímos certificações ISO9000 e selo do PROAD.
Cuidamos do condomínio e de quem vive nele. Trabalhamos para melhorar a qualidade de vida dos condôminos e garantir comodidade e preservação dos direitos individuais.
Nossos especialistas são capacitados a dar todo o suporte ao síndico e aos moradores. Além disso, contamos com ferramentas desenvolvidas exclusivamente para a administração de condomínios. Elas permitem maior eficiência e melhores resultados na gestão do condomínio.
Somos uma empresa de administração de condomínios em SP que está entre as 5 melhores do mercado. São mais de 360 condomínios administrados. Isso representa mais de 37.000 unidades administradas.
Conte com a Habita para administrar seu condomínio!
Saiba que contratar administradora de condomínio exige atenção, não pode ser de qualquer jeito. A…
O ar-condicionado é um dos aparelhos que mais exigem atenção, cuidado e planejamento em um…
As obrigações fiscais e tributárias dos condomínios no Brasil referem-se ao conjunto de responsabilidades legais…
Os aplicativos para condomínios são ferramentas digitais projetadas para auxiliar na administração e gestão de…
Gestão condominial refere-se ao conjunto de práticas e responsabilidades para administrar um condomínio, garantindo o…
A inadimplência condominial é um problema em muitos condomínios no Brasil que deve ser acompanhada…