Com o fim do isolamento, os festejos estão voltando aos poucos. E nesta época, os síndicos são procurados por moradores para saber se pode haver um arraial no condomínio, ou mesmo se ele pode organizar uma festa junina no prédio.
Depois de dois anos sem nenhum evento aberto, um evento coletivo é um acontecimento social importante para o condomínio, traz alegria, convivência e entretenimento.
A festa junina é uma tradição muito importante, e traz de volta a humanização
É uma festividade que alia comodidade e segurança, pois o morador tem um arraial no “quintal de casa” e com pessoas conhecidas.
É um momento de confraternização e integração.
Fortalecer um vínculo entre os vizinhos que podem participar de uma festa junina que um morador preparou ou um arraial coletivo entre os moradores, estimula um clima amistoso no decorrer do ano.
Mas de que maneira isso pode ser feito? Precisa da aprovação de uma assembleia? É legal anunciar, de repente, como um elemento surpresa?
Vamos ver neste artigo como elaborar e organizar uma festa junina no condomínio.
Planejamento e orçamento
Se a festividade for para integrar todos os moradores, o ideal é que o síndico apresente este evento na assembleia de orçamento anual contendo os tipos de gastos e a forma da organização.
Se não foi feito isso, mas a ideia veio agora por meio de conversas e sugestões, monte uma comissão com as pessoas interessadas e delegue as responsabilidades.
Tenha em mente que o custo deve ser o mais baixo possível para evitar o máximo de reclamações, pois sempre há um orçamento a ser respeitado.
Se o condomínio estiver muito “apertado”, considere fazer no ano que vem ou liberar somente com doações.
Um outro detalhe: atente-se à data da festa. Evite marcar no mesmo dia em que haja outra festa por parte do morador.
Caso a festa seja específica do morador, ele já adianta a reserva no App da administradora. Na Habita vc. tem um menu de reserva e fecha a data para começar a se organizar para o evento.
Organização
Decidido a data, faça uma pesquisa para ver quem vai participar. E ferramentas para fazer essa pesquisa, não faltam nos Apps das administradoras. Na Habita você tem esse recurso em enquetes e rapidamente terá uma ideia da quantidade de pessoas interessadas em auxiliar na organização de uma festa junina no condomínio.
Consulte outros síndicos para ter algumas ideias de como fazer, entretanto, faça de acordo com sua realidade.
Faça um check-list de algumas coisas primordiais, tipo:
- comes e bebes;
- enfeites;
- liberação de visitantes;
- local (salão de festas, churrasqueira, quadra, alguma área verde etc.)
No arraial individual, nada impede de também ser convidado os vizinhos, ou mesmo, os que você já tem maior proximidade e em conjunto traçar e organizar esse plano.
Transfira as responsabilidades
Você, síndico, tomou a iniciativa, porém, não fique com toda a responsabilidade.
Organizar uma festa junina no condomínio requer tempo e logística.
Como dissemos, monte uma comissão e faça uma reunião para discutir as tarefas e metas. Divida as tarefas com este comitê, organize e acompanhe para que tudo dê certo.
Fique de olho e esteja atento. Ajude no que for preciso e seja um facilitador. Ah, e pense num plano B caso o tempo fique chuvoso.
Os integrantes sairão motivados e felizes com o processo.
Ornamentação
Sugira a participação dos condôminos na decoração. É uma forma deles participarem na organização e sentirem-se responsáveis pelo evento também.
Além dos adultos, as crianças gostam muito de ajudar na confecção das decorações.
Deixe que usem a criatividade no ambiente e nas mesas.
Música
É inadmissível uma festa sem música, correto?
Vão chamar alguma banda para tocar ao vivo? Se sim, onde eles vão ficar? E o posicionamento das caixas de som?
Caso não tenha música ao vivo, quem ficará responsável pela música? Sugira uma playlist adequada de acordo com o momento. Pode acontecer de o responsável pensar mais em seu gosto particular, e esquecer do foco que são músicas juninas.
Lembre-se que em todos os eventos, com música, há de se respeitar os horários determinados pelo regimento interno.
Alimentos e Bebidas
Assim tal qual os enfeites, os participantes podem colaborar, trazendo um prato típico e bebidas. Em ocasiões assim, todos gostam de compartilhar e mostrar suas habilidades na cozinha.
Tome cuidado com as bebidas alcóolicas como quentão e vinho quente. Avise para que não exagerem na quantidade do teor alcóolico. A festa é para uma diversão familiar.
Encoraje aqueles que tiverem alguma restrição alimentar ou algo similar. Peça para levar seus pratos próprios e separe em uma mesa com uma observação.
O respeito e a inclusão devem sempre prevalecer.
Atividades e jogos
Conversa e música são sempre um ótimo começo, mas acrescentar jogos e atividades com certeza aumentarão a participação e a diversão.
Prepare um lugar para essas gincanas. Analise se precisará restringir um espaço quanto à circulação.
Peça para quem puder doar prendas, assim fica com um sabor competitivo e fica mais engraçado.
Sempre tem os criativos que trarão ideias novas.
Prepare uma quadrilha, e se tiver espaço, arme barracas com pescaria, argolas, tomba latas.
Faça brincadeiras como corrida de saco, corrida do ovo na colher, maçã na água… As crianças e adolescentes vão se divertir além de chamar os familiares para participar.
Segurança
Quando for definir o local, muito importante, analisar as áreas de risco. Piscinas, por exemplo, devem ser evitadas.
Veja quantos participantes terão para o evento. O espaço do playground e áreas de lazer devem estar abertas devido à grande circulação que pode haver.
Estipule algumas regras, principalmente, se for autorizada pessoas de fora a comparecer na festa.
Limpeza
Monte um mapa para que haja lixeiras suficientes tanto para orgânico como para recicláveis.
No final, todos os ambientes devem estar limpos e organizados. Com o lixo “grosso” separado facilitamos assim o trabalho dos colaboradores no dia seguinte.
Percebeu como uma festa junina bem-organizada pode se tornar um sucesso?!
Todos sairão satisfeitos, alegres e com aquele gostinho de quero mais.
O síndico será reconhecido pela organização e competência de um evento. E o melhor? Ele também se divertiu!
A confiança em seu trabalho aumentará e, consequentemente, a comunidade se sentirá superconfortável em contribuir e sugerir melhorias para o bom andamento do coletivo.
Não importa se o condomínio é grande ou pequeno, uma ação como essa sempre é bem-vinda. Aproveite!