Fechamento de varanda com vidro: o que você precisa saber?

fechamento-de-varanda-com-vidro-o-que-voce-precisa-saber

O fechamento de varanda ou envidraçamento de sacadas é uma tendência cada vez mais comum em condomínios residenciais, pois permite a ampliação do espaço interno e aproveitamento da sacada como uma área útil. No entanto, é importante lembrar que essa alteração na fachada do prédio requer uma série de cuidados e autorizações antes de ser realizada.

Apesar de ser uma das grandes tendências do mercado imobiliário, o fechamento de varanda com vidro exige uma série de cuidados e cumprimento de normas para não acarretar em problemas para o condomínio. Pois, existem muitas questões de segurança, estética e fiscalização que precisam ser observadas. 

No artigo de hoje falaremos um pouco mais sobre este assunto.

Quais os motivos para fechar a varanda?

  • Ampliação do espaço: O fechamento da varanda com vidro pode aumentar significativamente o espaço útil do apartamento, transformando a varanda em uma área de convivência a mais, em varandas gourmets ou como extensão das salas de estar.
  • Maior conforto: O fechamento da varanda permite que o ambiente seja climatizado e fique mais acolhedor, sem precisar lidar com a chuva, vento ou frio.
  • Melhora na segurança: O vidro utilizado no fechamento de varandas é geralmente mais resistente e seguro do que as tradicionais varandas em grades ou em tela.
  • Valorização do imóvel: O fechamento de varandas com vidro pode aumentar o valor de um imóvel, especialmente se ele for realizado de forma adequada e respeitando as normas e regulamentações.
  • Estética: O fechamento de varandas com vidro pode ser uma opção interessante para aqueles que buscam um design mais moderno e elegante para o ambiente.

Por que preciso de autorização para realizar o fechamento da varanda?

Essa é uma questão importante que muitos não compreendem. Vamos apresentar alguns motivos comuns e importantes:

1 – A estrutura do prédio pode não suportar o peso extra se todos os condôminos decidirem fechar sua varanda;

2 – Os prédios são projetados para receber ventos de uma determinada intensidade, mas quando a varanda é fechada o edifício passa a desenvolver uma resistência maior à força dos ventos e isto pode trazer danos ao prédio.

3- A mudança pode ser considerada pela prefeitura como um acréscimo de área computável do apartamento com reflexos no cálculo do IPTU.

4 – A questão estética também deve ser observada. Se cada um fizer o fechamento ou envidraçamento da varanda como quiser e usar materiais diferentes, a fachada do prédio  acaba virando uma verdadeira salada.

Normas e regulamentações para fechamento de varanda. 

Antes de iniciar qualquer obra de fechamento de varanda com vidro, é fundamental que você esteja ciente das normas e regulamentações que precisam ser cumpridas. Isso inclui desde questões de segurança até questões legais e normas do condomínio.

Para garantir que tudo esteja de acordo com as normas, é necessário providenciar alguns documentos, como aprovação do projeto pela prefeitura, licenças e autorizações, além de ter em mãos o registro do imóvel e o CNPJ da empresa que irá realizar a obra.

Além disso, é importante estar atento às regras para obras e reformas no seu condomínio. Dia e horários, cadastro e autorização de entrada dos prestadores de serviços, etc.

O que pedir e apresentar ao Síndico antes de realizar o fechamento da varanda?

Antes de realizar o fechamento da varanda em um condomínio, o proprietário deve solicitar ao síndico algumas informações importantes para garantir que a obra será realizada de maneira adequada e dentro das regulamentações do condomínio. 

Algumas informações que o proprietário deve solicitar e apresentar ao síndico incluem:

  • Regulamento do condomínio: é importante verificar as regulamentações do condomínio quanto ao fechamento de varandas, para garantir que a obra será permitida.
  • Aprovação do projeto: é necessário apresentar um projeto de fechamento de varanda e obter a aprovação do condomínio para que a obra possa ser realizada.

Portanto, solicitar essas informações ao síndico antes de realizar o fechamento da varanda é importante para garantir que a obra será realizada de maneira adequada e sem problemas futuros com o condomínio ou as autoridades competentes.

Fechamento ou envidraçamento da varanda precisa de aprovação em assembleia?

Em certos casos, sim. A aprovação em assembleia é uma das etapas necessárias para o fechamento de varandas em condomínios residenciais. 

Isso porque, como a varanda é considerada parte comum do prédio, é necessário que a maioria dos condôminos autorize a realização da obra, pois pode afetar a estética e a segurança do prédio. 

Além disso, a aprovação em assembleia também permite que os condôminos possam se expressar quanto aos critérios técnicos, regulamentos e normas que devem ser seguidos durante a obra.

Para o fechamento de varandas em condomínios residenciais, alguns dos documentos necessários incluem:

  1. Aprovação do projeto pelo condomínio: é necessário apresentar um projeto de fechamento de varanda e obter a aprovação do condomínio para que a obra possa ser realizada.
  2. Autorização da prefeitura: é necessário apresentar um projeto aprovado pelo condomínio e obter a autorização da prefeitura para realizar a obra.
  3. Registro do imóvel: é necessário apresentar o registro do imóvel, que deve estar em nome do proprietário ou do inquilino.
  4. Licenças e autorizações: é necessário obter as licenças e autorizações necessárias para realizar a obra, como a licença de funcionamento e a licença para obras.
  5. CNPJ da empresa: é necessário ter em mãos o CNPJ da empresa que irá realizar a obra, para garantir que ela está registrada e autorizada a atuar na área.

Lembrando que as regulamentações podem variar de acordo com a região e o condomínio, por isso, é importante verificar os regulamentos do condomínio e se informar junto à prefeitura para ter certeza de quais documentos são necessários para o fechamento de varandas em sua região.

Em Resumo

Sabemos que o fechamento de varanda com vidro é uma ótima opção para quem quer aproveitar ao máximo seu espaço e personalizá-lo de acordo com seu gosto pessoal. 

Mas é importante que você saiba todos os detalhes e questões que precisam ser consideradas antes de iniciar a obra. Garanta que tudo esteja de acordo com as normas e regulamentações, escolha o tipo de vidro certo e instale-o de maneira correta para garantir a segurança e a estética do espaço.

E você, já fechou ou pensa em fechar a sua varanda com vidro? Conte para nós nos comentários!

Quer mais dicas sobre o seu dia a dia em condomínio, acompanhe nosso Blog! Gostou deste conteúdo? Então, você vai gostar também deste sobre a importância da vistoria dos bombeiros no condomínio estar em dia.

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Redes Sociais

Posts recentes

Siga-nos