Ampliação de área útil com fechamento de fachada utilizando vidro exige autorização
Apesar de ser uma das grandes tendências do mercado imobiliário, o fechamento de fachada exige uma série de consultas para não acarretar em problemas para o condomínio. Pois, existem muitas questões de segurança, estética e fiscalização que precisam ser observadas.
O fechamento da fachada pode ser usado para:
- com envidraçamento de áreas do prédio para transformação em varandas gourmets,
- como extensão das salas de estar ;
- Ou mesmo para ambiente de recreação das crianças.
Estrutura do prédio
A primeira verificação necessária diz respeito à estrutura do prédio. O interessado precisa saber se ela foi preparada para receber esse peso extra. Além disso, a maioria dos condomínios que avaliam o assunto, acabam optando pela definição de uma padronização em assembleia condominial.
Outros condomínios não permitem o fechamento das fachadas em seu regulamento, alguns apenas por questões estéticas e outros por situações estruturais mesmo.
O que fazer, então, para prosseguir com o fechamento da fachada?
Ao fazer a verificação sobre a possibilidade de ir em frente com a transformação do ambiente, o interessado o precisa se preocupar em conseguir a aprovação da prefeitura para o fechamento desse espaço. Isto porque a mudança pode ser considerada pela prefeitura como um acréscimo de área computável do apartamento com reflexos no cálculo do IPTU.
Outra preocupação se refere à questão dos ventos. Na concepção do projeto, os prédios são projetados para receber ventos de uma determinada intensidade, mas quando a varanda é fechada o edifício passa a desenvolver uma resistência maior à força dos ventos e isto pode trazer danos ao prédio.
Quer mais dicas sobre o seu dia a dia em condomínio, temos mais posts interessantes para você aqui! Gostou deste conteúdo? Então, você vai gostar também deste sobre a importância da vistoria dos bombeiros no condomínio estar em dia.