Fazer a manutenção das edificações é tanto uma questão econômica quanto de investimento na segurança dos moradores. O envelhecimento das edificações é problema sério.
Você sabia que nos Estados Unidos cerca de 1/3 dos investimentos em construção civil vão para obras de recuperação? Se isso acontece lá, em um dos países mais desenvolvidos do mundo, você deve estar pensando quanto dinheiro não está indo embora por aqui. Sim: “indo embora”! Por que, muitas vezes, essas obras podem ser evitadas simplesmente com a adequada manutenção preventiva.
É mais ou menos como cuidar do nosso próprio corpo. Enquanto ele está jovem e sadio, mal lembramos que mesmo assim precisa de cuidados constantes. No entanto, só quando começamos a “dar defeito” é que a maioria de nós corre para o médico. Tudo então já está mais difícil e caro, até o plano de saúde, por exemplo.
Todo esse dinheiro desperdiçado acabou chamando a atenção da Engenharia Civil que tem em pauta estas ocorrências/análises, há pelo menos 50/60 anos. É denominada patologia das edificações. Então, imagine quantos recursos podem ser economizados e realocados quando evitamos o envelhecimento das construções?
Contudo, para obter os resultados desejados é preciso que a manutenção das edificações seja feita de forma estratégica. Fique conosco até o final deste post e veja como fazer isso!
Em um país de dimensões continentais como o Brasil, o que não faltam são agentes patogênicos que causam e aceleram o envelhecimento das construções.
Essas degradações podem ser causadas por fatores ambientais, como o próprio clima tropical que desencadeia patógenos altamente corrosivos, quase 8 mil quilômetros de costa e grande concentração de poluentes, principalmente, nos grandes centros de desenvolvimento industrial, como Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia – só para citar alguns.
O problema é tão sério que impacta de 1,5% a 3,5% o Produto Interno Bruto (PIB) de diversos países ao redor do mundo, entre desenvolvidos e em desenvolvimento.
Isso em termos econômicos – que não podem ser mensurados quando há vidas em risco. Tecnicamente falando, a corrosão de armadura no concreto armado, por exemplo, responde por 14% a 58% dos casos de envelhecimento das construções e pode ser evitada com a manutenção das edificações.
Por outro lado, uso ineficiente da energia, sistemas elétricos em desconformidade com regulamentos ou com os códigos de construção, falta de integração entre encanamentos antigos e novos, descontinuação de peças e tantos outros problemas podem ser solucionados com a correta manutenção preventiva.
Manter o bom estado do patrimônio construído vai além de cortar custos. Fazer a manutenção das edificações é tanto uma questão econômica quanto de investimento na segurança dos moradores.
O tema é vasto, estratégico, prioritário e deve fazer parte do DNA de todo condomínio. A Academia Habita está lançando um curso de Manutenção Predial dividido em duas partes e ministrado pelo especialista Paulo Roberto Félix, Sócio-diretor da Avante Treinamentos, administrador e professor do Senac/Secovi.
O curso é voltado para zeladores, gerentes prediais e profissionais de manutenção, para clientes e não clientes da Habita, interessados em evitar o envelhecimento das edificações.
As vagas são limitadas– Curso Manutenção Predial I – acontece no próximo dia 5 de março, com os temas:
Lembre-se que apenas a manutenção das edificações realizada de forma correta e estratégica pode evitar o envelhecimento do seu patrimônio, colaborando para valorizar os imóveis, cortar custos do condomínio e dar mais segurança aos moradores.
O que achou do conteúdo de hoje? Foi útil para a você? E que tal fazer a sua inscrição agora mesmo no curso de Manutenção Predial I da Academia Habita! Clique aqui para fazer a sua inscrição! Não perca tempo, as vagas são limitadas.
Conte com a Habita como a sua parceira na gestão do seu condomínio. Temos a experiência de mais de 50 anos atuando no mercado. Possuímos certificações ISO9001 selo do PROAD.
Nossos profissionais são experientes e bem preparados para realizar uma excelente administração condominial.
Atuamos como administradora de condomínios em sp e atendemos as principais regiões. Se você procura na internet por: administradora de condomínios em sp centro, administradora de condomínios em sp zona sul ou administradora de condomínios em sp zona oeste, conte com a Habita.
Sua melhor parceira para uma gestão eficiente no seu condomínio.
Saiba que contratar administradora de condomínio exige atenção, não pode ser de qualquer jeito. A…
O ar-condicionado é um dos aparelhos que mais exigem atenção, cuidado e planejamento em um…
As obrigações fiscais e tributárias dos condomínios no Brasil referem-se ao conjunto de responsabilidades legais…
Os aplicativos para condomínios são ferramentas digitais projetadas para auxiliar na administração e gestão de…
Gestão condominial refere-se ao conjunto de práticas e responsabilidades para administrar um condomínio, garantindo o…
A inadimplência condominial é um problema em muitos condomínios no Brasil que deve ser acompanhada…