Então é Natal…E o que vamos fazer?

entao-e-natal-e-o-que-vamos-fazer.webp

Sim, já estamos na época do Natal! Talvez seja o momento mais gostoso de viver a coletividade.

Esta época traz mais tolerância, respeito, mais “bom-dia”, mais “posso ajudar”, mais “muito obrigada” …

O espírito natalino não está apenas em presentar o outro com mimos, mas com solidariedade, sorriso, generosidade e agradecimento.

Para o síndico, talvez, seja o tempo mais agradável para se trabalhar.

Claro que certas preocupações aumentam devido às férias, as crianças em casa, maior circulação de pessoas, porém, com uma boa gestão e planejamento, tudo flui de uma forma harmoniosa.

Neste artigo vamos falar destes cuidados e dar algumas dicas para manter este clima de concórdia e paz.

Cuidados na segurança

Nesta época aumenta a circulação de pessoas nos condomínios, os moradores recebem mais visitas e, especificamente na véspera de Natal, alguns condôminos recebem convidados para a ceia.

O síndico junto com o zelador deve orientar os porteiros a redobrar a atenção na entrada e saída de visitantes, assim como os moradores que devem alertar a portaria em caso de algo suspeito.

Devemos aumentar a cautela com:

  • entrada e saída de carros;
  • entregadores que vão subir na unidade;
  • pessoas estranhas caminhando pela garagem;
  • movimentação suspeita em frente ao condomínio.

Em relação aos visitantes, o síndico deve ser prudente quanto ao uso das quadras, do playground e das piscinas.

Se for flexibilizar alguma norma do Regimento Interno, faça uma consulta prévia com os moradores, e se for necessário convoque uma assembleia para definir estas temporadas (Natal, férias escolares, Carnaval). Feito isso uma vez, não haverá necessidade de se preocupar tanto mais para frente.

E as decorações?

A decoração de Natal deve estar planejada no orçamento financeiro. Apesar de ser baixo custo, é importante estar listada na previsão orçamentária.

Se o condomínio tiver condições de investir mais em decoração e ornamentação, então é imprescindível que seja aprovado nesta previsão.

Para quem tem um extenso jardim, pisca-pisca, presépio, boneco do Papai Noel dão o tom agradável com luzes brancas ou amarelas.

No hall de cada prédio por que não uma guirlanda na porta e uma árvore de Natal enfeitada com caixas simbolizando presentes. Ou pode-se colocar uma pequena mesa com uma toalha natalina e um pequeno presépio com alguma palavra do tipo: fraternidade, união, harmonia, Feliz Natal ou outra à sua escolha.

Cuidados na instalação elétrica

Sabemos que tudo é bonito e gostoso, ver as luzes, pisca-pisca e outros enfeites, entretanto devemos ter cuidado com as instalações elétricas:

  • Use lâmpada de LED, apesar de serem um pouco mais caras, elas compensam pelo custo-benefício;
  • Preze pela boa qualidade e procedência dos cordões de luz, pisca-pisca e outros objetos que envolvam decorações com lâmpadas ou movimentos por motor;
  • Proteja bem as conexões e emendas com fios isolantes de boa qualidade;
  • Não instale objetos de decoração próximos a umidade;

E o mais importante de tudo: na dúvida com a instalação, chame um eletricista.

Envolva os moradores neste espírito natalino

Promover uma tarde com as crianças para fazer a decoração de Natal também é uma ação de interação e entretenimento.

Compre alguns materiais, como: cartolinas, gliter, e.v.a, canetinhas, lápis de cor, giz de cera… O custo é baixo e a diversão é garantida.

Com os adultos, por que não promover uma ação social neste período? Fazer uma arrecadação de brinquedos ou roupas para doar a alguma instituição de caridade será de grande benevolência.

E o bom senso deve prevalecer.

Este é o espírito natalino: um clima de harmonia e confraternização.

Se o condomínio estiver com orçamento reduzido, reutilize as decorações do ano anterior e programe uma renovação para o ano seguinte.

Na hipótese de alguns moradores desejarem um “algo a mais”, recomende um rateio voluntário para essas despesas extras. Ou ainda, procure por empresas especializadas em decorações natalinas, e você terá um especialista nesta organização de Natal.

E para terminar, faça algumas sessões de cinema como inspiração para todos com alguns filmes como:

  • O Grinch;
  • A família Noel;
  • O expresso polar;
  • Esqueceram de mim;
  • Os fantasmas de Scrooge.

Nós, da Habitacional, queremos desejar a todos um Natal de muita paz, muitas alegrias, confraternizações, sorrisos e abraços.

 

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Redes Sociais

Posts recentes

Siga-nos