No dia 11 de fevereiro é comemorado o dia de um profissional especial. No condomínio, ele é uma referência! O nome já entrega tudo, mas nem todo mundo sabe bem a importância e o que ele faz.
Pensando nisso, hoje, no Dia do Zelador, elaboramos este post como uma forma de homenagem a ele, o funcionário que acaba criando relações mais próxima com moradores e o responsável direto pelos outros colaboradores. Valorize o guardião do seu patrimônio!
O zelador é a pessoa que cuida de todas as necessidades de um prédio. Muitas vezes, é resumido apenas como um “profissional da limpeza”, mas isso está longe de ser verdade!
Muita gente não sabe, por exemplo, que ele só responde ao síndico ou à administradora de condomínios. Sendo assim, o morador não deve abusar da sua boa vontade. No caso de eventual insatisfação com a conduta do profissional, o condômino deve se reportar ao síndico.
Assim, o zelador é o responsável, dentre outras coisas, pela administração de outros funcionários e do espaço, pela vigília e guarda, além de pontuais manutenções. É ele quem está sempre presente, atendendo e cuidando dos moradores, ouvindo tudo, encarregando-se das sugestões ou reclamações e muito mais!
Resumidamente, é dele a responsabilidade de controlar o horário de entrada e saída de pessoas do prédio (funcionários), evitar condutas inadequadas nas áreas comuns e até definir, junto ao síndico, a escala de folga ou quem entra de férias.
Leia Mais: Como aumentar a segurança no condomínio durante as férias?
Você já imaginou como funciona um condomínio grande? Manter tudo funcionando, garantir um ambiente limpo, seguro e agradável e ainda dar um jeito para que todos cumpram as regras de convivência. É muito trabalho, né?
É exatamente esse o desafio do zelador. É por isso que dizemos que, não só no Dia do Zelador, mas em todos os dias, é muito importante conhecer bem seu papel, valorizar e respeitá-lo, já que devemos a ele as coisas não saírem do eixo!
Veja algumas das ideias que são muito propagadas, mas não correspondem com a realidade do zelador de condomínio.
O zelador não é responsável por autorizar ou não a entrada de pessoas no condomínio. Também não abre portas, não faz reparos, não libera vaga, nem carrega sacola de mercado. As gentilezas não devem ser confundidas com obrigação!
Leia Mais: O que é uma portaria virtual e por que este é um bom investimento para os condomínios?
Ao contrário disso, o zelador é a pessoa responsável por conferir o funcionamento dos elevadores, dos relógios de água, das áreas do jardim e mais!
Ele tem função preventiva, devendo estar sempre atento para que tudo funcione perfeitamente.
O zelador só responde ao síndico, que determina as demandas do momento. Se o síndico não está presente, é ele quem repassa todas as informações posteriormente.
Agora que você já sabe mais sobre as funções desse funcionário tão importante, não deixe de desejar um feliz Dia do Zelador!
Em alguns Condomínios comerciais, residenciais de alto padrão ou de grande porte existe também a figura do Gerente Predial.
Esse profissional é responsável por assuntos gerenciais e responsabilidades dentro do Condomínio, aliando também às suas atividades a de zeladoria.
Como se trata de uma função mais recente, que ainda não tem o “dia próprio”, a Habita une a homenagem ao Dia do Zelador para cumprimentar também os Gerentes Prediais.
A Habita nessa homenagem relembra a importância desses profissionais que respondem por assuntos importantes, cuidam, organizam e preservam o bem-estar geral. Siga nosso blog e redes sociais para mais.
Leia Mais: Evite o acúmulo de funções dos funcionários em condomínios
Conte com a Habita como a sua parceira na gestão do seu condomínio. Temos a experiência de mais de 50 anos atuando no mercado. Possuímos certificações ISO9001 selo do PROAD.
Nossos profissionais são experientes e bem preparados para realizar uma excelente administração condominial.
Atuamos como administradora de condomínios em sp e atendemos as principais regiões. Se você procura na internet por: administradora de condomínios em sp centro, administradora de condomínios em sp zona sul ou administradora de condomínios em sp zona oeste, conte com a Habita.
Sua melhor parceira para uma gestão eficiente no seu condomínio.
Saiba que contratar administradora de condomínio exige atenção, não pode ser de qualquer jeito. A…
O ar-condicionado é um dos aparelhos que mais exigem atenção, cuidado e planejamento em um…
As obrigações fiscais e tributárias dos condomínios no Brasil referem-se ao conjunto de responsabilidades legais…
Os aplicativos para condomínios são ferramentas digitais projetadas para auxiliar na administração e gestão de…
Gestão condominial refere-se ao conjunto de práticas e responsabilidades para administrar um condomínio, garantindo o…
A inadimplência condominial é um problema em muitos condomínios no Brasil que deve ser acompanhada…