Difícil ter controle emocional em tempos de coronavírus? Veja como superar esta fase com essas dicas.
O mundo vive uma situação inesperada. Hoje, pares de palavras definem a rotina nos 159 países afetados pelo novo coronavírus. Isolamento social, home office e controle emocional são algumas delas.
A quarentena não impacta apenas a economia, também influencia no comportamento de cada um. Portanto, manter o controle emocional durante a pandemia é fundamental para direcionar ações que minimizem os efeitos do vírus no cotidiano.
Com a maioria das pessoas trabalhando remotamente, é preciso imaginar a própria casa como uma empresa, como uma administradora de condomínios que precisa manter tudo funcionando, mesmo que seja à distância.
Se por um lado há todos os recursos da tecnologia para manter uma gestão adequada, por outro é preciso regular o ser humano por trás da máquina.
Veja algumas sugestões para manter o controle emocional e uma rotina produtiva durante o isolamento social.
Entenda o sentimento generalizado para manter seu controle emocional
Antes de tudo, é preciso entender que controle emocional não é negação. Muito pelo contrário. De acordo com especialistas, há um sentimento generalizado que pode ser dividido em três fases – e pelas quais todos estamos passando na quarentena.
1 – O primeiro contato com o que está acontecendo preocupa, mas desencadeia um sentimento de negação, de quase férias. É a novidade, o alerta, mas um sentimento de que tudo se resolverá em breve;
2 – No segundo momento, ocorre a assimilação sobre a gravidade dos fatos, o sentimento de preocupação que dobra e assusta;
3 – O terceiro momento é o mais grave e preocupante. É quando as pessoas percebem que não sabem quanto tempo o isolamento vai durar, começa a bater depressão e desespero, tédio, solidão, problemas de sono e ansiedade, além da preocupação com entes queridos e afastados de nosso convívio.
Esses são problemas comuns a qualquer parte do mundo e você não está sozinho, mesmo que possa parecer por causa do isolamento. É preciso calma e alguns truques para lidar, principalmente, com a terceira fase.
Procure informações apenas de fontes confiáveis
Todos os dias é uma enxurrada de informações sobre o coronavírus, algumas brincadeiras, muitos assuntos sérios, uma quantidade imensa de fake news.
Todo esse burburinho pode atrapalhar seu controle emocional. Procure manter-se informado, mas apenas de fontes confiáveis, como o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Ambos os órgãos divulgam diariamente boletins sobre a situação da Covid-19, no Brasil e no mundo, e as principais ações de combate ao vírus.
Procure informações também sobre as medidas tomadas pela prefeitura da sua cidade em relação a vacinas, limpeza das ruas e encaminhamento médico em caso de suspeita.
Nunca se esqueça: o excesso de informações gera ansiedade – e nem tudo o que compartilham com você é verídico.
Coloque seus filmes e livros em dia
Uma opção ao isolamento social é colocar os filmes em dia. Aproveite que os principais serviços de streaming e canais pagos, estão com programação aberta e tire o atraso dos títulos.
Aproveite para ler aquele livro que você sempre começa e não termina. Há muitas versões on-line que podem ser baixadas a qualquer momento por um valor bem em conta.
Lembre-se: Filmes e livros distraem, divertem e educam.
Faça do home office um prazer
O home office pode ser um prazer: afinal, você está em casa, com sua família e produzindo. Nada de trânsito, nada do calor da rua nem do transporte cheio.
Aproveite para brincar com a garotada nos intervalos e curtir mais com a família, depois do “expediente”, já que você já estará em casa.
Aproveite para colocar os assuntos em dia e mantenha comunicação constante com o restante da equipe. Assim você consegue resolver tudo mais facilmente e produzir muito mais.
Lembre-se: A tecnologia é sua maior aliada. Se você é síndico, conte com os recursos tecnológicos da sua administradora de condomínio e não deixe assuntos pendentes.
Dê apoio às crianças
As crianças são uma ótima forma de manter o controle mental. Afinal, elas também precisam de apoio, já que na maioria dos casos estão entendendo muito menos o que está acontecendo do que a maioria das pessoas.
Então, dê todo suporte para que passem por esses momentos confusos. Brinque, crie momentos exclusivos para atividades juntos.
Lembre-se: todo esforço por elas vale a pena.
Use e abuse da tecnologia
Hoje, com toda a tecnologia disponível, só fica sozinho quem quer. Mantenha seu controle emocional e ajude seus amigos também. Faça meetings e calls, as famosas chamadas com vídeo.
Nos finais de semana essa pode ser uma ótima oportunidade para manter o assunto em dia. Skype, WhatsApp, Telegram e Zoom são alguns dos aplicativos perfeitos para isso.
Dica: ver outras pessoas e conversar olhando nos olhos (mesmo virtualmente) é uma ótima forma de reduzir a sensação de isolamento. Use a tecnologia para manter seu controle mental.
Mude de assunto com os amigos
Fuja de quem só sabe dar notícia ruim ou ser negativo. É muito bom ter os pés no chão, principalmente, em relação à real situação da Covid-19. Mas ninguém precisa ficar falando sobre o tema 24 horas por dia.
Mude de assunto com os amigos, relembre casos antigos, falem sobre os últimos shows que assistiram pela TV. Há uma programação cultural imensa on-line que está sendo disponibilizada justamente para ajudar no controle emocional.
Lembre-se: Cante, brinque, celebre a vida. Não há isolamento social que dure para sempre nem coronavírus que nunca acabe.
E você, gostou desse conteúdo? O que tem feito para manter seu controle mental nesses tempos de isolamento social? Compartilhe com a gente a sua dica e continue acompanhando as novidades do blog!
Procurando por uma administradora de condomínios em sp?
Conte com a Habita como a sua parceira na gestão do seu condomínio. Temos a experiência de mais de 50 anos atuando no mercado. Possuímos certificações ISO9001 selo do PROAD.
Nossos profissionais são experientes e bem preparados para realizar uma excelente administração condominial.
Atuamos como administradora de condomínios em sp e atendemos as principais regiões. Se você procura na internet por: administradora de condomínios em sp centro, administradora de condomínios em sp zona sul ou administradora de condomínios em sp zona oeste, conte com a Habita.
Sua melhor parceira para uma gestão eficiente no seu condomínio.