Apesar das medidas de flexibilização adotadas pela prefeitura de São Paulo, ainda existem regras a serem seguidas pela população. Diante deste cenário, é imprescindível adotar alguns cuidados para não termos um retrocesso na reabertura das atividades da capital. O principal deles é o isolamento social que, mesmo com abertura das atividades, felizmente, continua estável, ou seja, não alterou de maneira significativa os índices de isolamento social.
Mas como economizar quando o isolamento social ainda se mantém, grande parte das escolas não tem data para voltar às aulas presenciais e várias empresas estão adotando o home office como modelo definitivo de trabalho?
A questão é que a presença de mais pessoas em casa por mais tempo não precisa, necessariamente significar mais gastos. Pelo contrário, essa pode ser uma boa oportunidade para o síndico inserir uma mudança de hábitos – que inclui exemplos no próprio condomínio.
Quer saber como ajudar os condôminos e ainda dar mais sustentabilidade à administração condominial? Então, fique antenado com essas dicas de como economizar durante a retomada das atividades!
Em épocas de incertezas, economizar é essencial. Além de uma boa medida para o bolso, o consumo consciente também faz bem ao planeta e colabora para a sustentabilidade do condomínio.
O síndico pode começar sugerindo algumas ações simples através de reuniões pelo WhatsApp, cartilhas digitais, cartazes nos elevadores e áreas comuns ou mesmo convocando uma assembleia digital extraordinária. Confira algumas dicas de economia abaixo:
A Tarifa Branca é uma modalidade tarifária criada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que mostra ao cliente a variação com o valor cobrado, conforme o dia e horário do consumo.
A adesão à Bandeira Branca pode ser uma das melhores formas de economizar energia elétrica para os condôminos que tenham grande parte do seu consumo concentrado nos períodos fora do pico, o que vem sendo comum na atual fase, ou que possam adequar o consumo para horários e dias estipulados pela ENEL.
Basta uma pequena mudança de hábitos para lavar e passar roupa, por exemplo, fora dos horários de pico da distribuidora de energia – e economizar consideravelmente na conta de luz.
Além de sustentáveis, por não conterem mercúrio em sua composição, as lâmpadas de LED significam uma economia de até 80%, já que são produzidas em diodo.
Há várias formas simples de economizar água – e muitas delas acabam significando também economia no consumo de energia. Veja algumas:
Um adulto precisa de apenas cinco minutos em média para tomar um banho eficiente. Mais do que isso é puro desperdício – de água e energia elétrica. No caso dos chuveiros elétricos, ou de gás, se houver aquecedor, regule a temperatura de modo a usar apenas a água quente;
Chamas alaranjadas ou amarelas significam que o bocal está desajustado, consumindo gás em excesso;
Não deixe a água ferver por tempo excessivo sem necessidade;
A maioria das medidas de como economizar energia, água e gás são mudanças de hábitos que o síndico como responsável pelo condomínio, também pode adaptar para dar mais sustentabilidade ao condomínio.
Todos juntos, mesmo a distância, têm muito mais a possibilidade de superar as dificuldades deste momento de crise.
Esse conteúdo foi útil para você? Aproveite e venha conferir a área especial criada pela Habita para tirar todas as dúvidas sobre como seu condomínio pode encarar a pandemia!
Conte com a Habita como a sua parceira na gestão do seu condomínio e na administração de bens. Temos a experiência de mais de 50 anos atuando no mercado. Possuímos certificações ISO9001 selo do PROAD.
Nossos profissionais são experientes e bem preparados para realizar uma excelente gestão condominial.
Atuamos como administradora de condomínios em sp e atendemos as principais regiões. Se você procura por uma administradora de condomínios sp centro, administradora de condomínios sp zona sul ou administradora de condomínios sp zona oeste, conte com a Habita.
Sua melhor parceira para uma gestão eficiente no seu condomínio.
Saiba que contratar administradora de condomínio exige atenção, não pode ser de qualquer jeito. A…
O ar-condicionado é um dos aparelhos que mais exigem atenção, cuidado e planejamento em um…
As obrigações fiscais e tributárias dos condomínios no Brasil referem-se ao conjunto de responsabilidades legais…
Os aplicativos para condomínios são ferramentas digitais projetadas para auxiliar na administração e gestão de…
Gestão condominial refere-se ao conjunto de práticas e responsabilidades para administrar um condomínio, garantindo o…
A inadimplência condominial é um problema em muitos condomínios no Brasil que deve ser acompanhada…