Síndicos

Robôs atendentes das administradoras de condomínios irritam síndicos .

O avanço das inteligências artificiais como o ChatGpt proporcionaram a automação e digitalização de muitas atividades em diversos setores. Na administração condominial uma das principais aplicações dessa tecnologia é no atendimento automatizado. Você já teve a experiência de conversar com os robôs atendentes?

Esperamos que sua experiência tenha sido boa ao ser atendido por um robô porque os relatos que vemos de muitos síndicos são mais negativos do que positivos. Mas, nossa experiência em atendimento ao síndico mostra que o problema não é a tecnologia.

Hoje vamos falar um pouco do uso de robôs no atendimento ao síndico e como isso pode melhorar o atendimento de uma administradora de condomínios, se feito da maneira certa.

Robôs no atendimento: problema ou solução?

A resposta é: depende. Sim, depende de alguns fatores que, somados, vão determinar se o atendimento automatizado vai de fato ajudar o síndico.

Os principais fatores são:

  • Cultura de atendimento da administradora,
  • Tecnologia utilizada no desenvolvimento,
  • Treinamento da inteligência artificial que está por trás,
  • Qualidade das informações utilizadas na base de conhecimento da IA,
  • Manutenção, correções e ajustes na qualidade das respostas.

Perceba que a tecnologia em si não é o problema.

As administradoras promovem a automação no atendimento como uma forma de agilizar e aumentar a eficiência operacional. Contudo, essa promessa muitas vezes não se traduz em valor real para os síndicos, que acabam enfrentando um atendimento impessoal e ineficiente. 

Discussões em fóruns do SíndicoNet revelam que muitos síndicos se sentem ignorados por sistemas automatizados que não conseguem captar a urgência de certas situações ou não respondem com eficiência.

Síndicos frequentemente relatam que, ao procurar suporte, são redirecionados para chatbots que não oferecem soluções concretas, obrigando-os a buscar atendimento humano após várias tentativas frustradas de resolver seus problemas através dos robôs de atendimento.

Expectativa vs realidade no atendimento automatizado ao síndico.

Algumas administradoras no mercado de gestão condominialsurfaram na onda do atendimento automatizado com Robôs” e frequentemente são mal avaliadas pela qualidade do seu atendimento.

Sua administradora destaca a automação como uma forma de agilizar o atendimento, prometendo respostas rápidas e eficientes a qualquer hora do dia?

Cuidado! A realidade pode ser bem diferente. Muitos síndicos relatam que essa agilidade prometida não se traduz em soluções eficazes. Em vez de resolver os problemas, os sistemas automatizados oferecem respostas padrão que não atendem às necessidades da função do síndico

Isso pode ser visto em diversas reclamações no ReclameAqui, onde síndicos expressam frustração com a falta de resolução de problemas e de suporte.

Quem ganha? A administradora ou o condomínio (síndico)?

O que se vê é que a automação e a implementação de robôs no atendimento, muitas vezes é promovida como uma maneira de reduzir custos operacionais, permitindo que algumas administradoras operem com menos pessoal. 

Deixam de lado o real motivo de melhorarem o seu atendimento.

“As administradoras que conseguem integrar tecnologia com um atendimento próximo e humano, como na Habita, recebem um número significativamente bem menor de reclamações  em seu atendimento.” ​(comenta Fernando Fornícola – Diretor da Habita)

Enquanto vemos administradoras economizarem em seus custos, síndicos percebem uma queda na qualidade do atendimento automatizado. Muitas vezes isso é um reflexo do que já acontece no atendimento humano também.

O problema só mudou de lugar, mas a insatisfação continua sendo a mesma.

Essa situação lhe parece familiar com sua administradora? E a administradora que está chegando? Tem boa reputação de atendimento? Você já procurou saber como é o atendimento pessoal dela?

Robôs atendentes não substituem o fator humano.

O uso de robôs no atendimento, embora possa parecer mais eficiente, muitas vezes resulta em insatisfação por parte dos síndicos. Isso porque os robôs não possuem a capacidade de interpretar as suas emoções, nem de adaptar o atendimento às necessidades específicas de problema em questão.

Quando as pessoas se deparam com robôs atendentes, é comum que se sintam desvalorizadas e desrespeitadas. Isso pode gerar um clima de insatisfação e desconfiança, o que pode afetar negativamente a relação entre a administradora e o síndico.

“Na Habita, acreditamos que o atendimento humanizado é a melhor forma de garantir a satisfação dos nossos clientes e a qualidade do serviço prestado. Nosso cliente é a prioridade. Investimos constantemente em treinamento e desenvolvimento para garantir que o atendimento seja sempre de alto nível.” (Fernando Fornícola Diretor da Habita)

Atendimento humanizado é uma visão de valor na HABITA.

A Habita tem como premissa um atendimento humanizado e personalizado para o Síndico, baseado em valores como empatia, respeito e transparência.

Aqui o síndico não fala com um robô! Há uma linha direta para falar com o seu gerente. Além disso, nossos gerentes recebem treinamentos e capacitação para compreender as necessidades de cada cliente, oferecer soluções sob medida e prestar todo o suporte necessário.

Nosso objetivo é oferecer um atendimento de qualidade ao síndico, que vá além das suas expectativas.

Acreditamos que é possível aliar a tecnologia aos valores humanos, utilizando ferramentas que auxiliem no atendimento, mas mantendo sempre o contato pessoal e o relacionamento próximo com cada síndico.

Além disso, diminuímos o número de síndicos atendidos por gerente, de forma que ele consiga atender individualmente as demandas de cada um com total atenção.

Por isso, convidamos você a conhecer mais sobre a Habita e nossos diferenciais no mercado. Estamos sempre prontos para ouvir e atender você que é síndico da melhor forma possível, garantindo um serviço de qualidade e excelência.

Lembrem-se: o atendimento humanizado é a chave para uma relação de confiança e satisfação entre administradora e condomínio.

Ao escolher a Habita para ser sua administradora você não será atendido por robôs atendentes! Mas sim por pessoas reais, treinadas e capacitadas para compreender suas necessidades e oferecer soluções sob medida.

Entendemos que a tecnologia pode ser uma aliada do atendimento humanizado, porém, como ferramentas auxiliares, não para substituir as pessoas; para garantir um serviço de qualidade e excelência.

Conheça a HABITA!

O atendimento humanizado é a chave para uma relação de confiança e satisfação entre administradora e condomínio. A Habita acredita nisso e investe em atendentes treinados e capacitados para oferecer um serviço personalizado e sensível às emoções dos clientes.

Se você busca contratar uma administradora que valorize a qualidade do serviço e o relacionamento próximo com seus clientes, entre em contato conosco e faça parte do grupo de condomínios com o melhor nível de atendimento na administração de condomínios em São Paulo.

E não somos nós que dizemos isso, são os clientes. Basta olhar nossas notas no ReclameAqui e comparar com outras administradoras.

Postagens recentes

O atendimento da sua administradora deixa a desejar?

Nos últimos anos, o atendimento das administradoras de condomínios passou por transformações significativas e aceleradas…

1 semana atrás

Regras de Convivência em Condomínios: Guia completo que todo síndico deve saber.

Regras de convivência em condomínios são normas estabelecidas para garantir a boa relação entre os…

3 semanas atrás

Inadimplência alta? Veja como o síndico pode amenizar isso?

A inadimplência em condomínios ocorre quando os condôminos deixam de pagar suas taxas condominiais dentro…

4 semanas atrás

Lei do silêncio existe? Como o síndico deve agir?

A Lei do Silêncio é comumente entendida como um dispositivo legal que regulamenta os níveis…

1 mês atrás

Técnicas de Mediação de Conflitos em condomínios: Um Guia para Síndicos.

Mediação de conflitos em condomínios é um método de resolução de disputas no qual um…

1 mês atrás

Barulho em condomínio: o que o síndico pode fazer?

Você Síndico está com dificuldades de resolver os problemas de barulho no condomínio? Saiba que…

2 meses atrás