Neste artigo, vamos ver algumas dicas importantes para o síndico fazer uma boa gestão de funcionários na administração de condomínios.
Os funcionários de um condomínio são essenciais para o seu bom funcionamento. Afinal, são eles que cuidam da rotina do prédio, como limpeza, manutenção, atendimento aos moradores e visitantes, e controle de encomendas e correspondências.
A gestão de funcionários é o conjunto de estratégias adotadas pelo síndico para manter o bom funcionamento do condomínio. Vai desde a contratação de novos colaboradores até a manutenção da satisfação desses empregados no dia a dia de suas funções.
A gestão visa, principalmente:
– Treinamento e capacitação de funcionários;
– Aumentar a satisfação e bem-estar dos moradores;
– Valorização da equipe.
Fazer uma boa gestão dos funcionários de um condomínio é essencial para o seu funcionamento.
Para isso, temos algumas dicas importantes, que podem ajudar o síndico a obter êxito:
No momento da seleção de novos colaboradores, é essencial fazer uma avaliação que vá além de sua qualificação técnica. É importante que o profissional tenha experiência e capacidade de exercer a função.
Porém, é necessário saber também se o candidato tem bons tratos com as pessoas, é educado, gentil e possui boa índole.
Essas características são essenciais quando se vai exercer uma função que lida com o público (moradores, visitantes, entregadores).
O próprio síndico deve se preocupar em ensinar as rotinas e normas do condomínio aos funcionários. Dessa forma, pode evitar que erros sejam cometidos.
Ainda, é essencial que o síndico passe ao colaborador uma cópia da convenção e do regimento interno do condomínio. Assim, o funcionário ficará mais atento ao que pode e não pode ser feito no condomínio, podendo orientar melhor moradores e visitantes a seguir as regras.
É importante que o síndico esteja à disposição dos colaboradores para ouvir suas demandas, reclamações e sugestões.
Muitas vezes, os colaboradores são as pessoas mais capacitadas para detectar problemas e até mesmo apresentar soluções. Isso porque são eles que lidam com a rotina do condomínio.
Cada funcionário deve ter sua rotina bem definida e saber exatamente quais atividades tem que fazer em seu dia a dia no trabalho. Para isso, checklists e planilhas podem ajudar a manter o controle e a organização dos funcionários.
Dar um retorno aos funcionários sobre o seu trabalho é uma maneira eficaz de melhorar a qualidade desse trabalho. Ainda, dá ao funcionário a oportunidade de melhorar seus pontos negativos.
Mas é importante que o síndico não foque apenas nos pontos negativos de seus funcionários, elogie os pontos positivos também.
É importante que os colaboradores se sintam prestigiados e motivados na realização das suas funções. Por isso, datas importantes como o Dia do Porteiro e o Dia do Zelador não devem passar em branco.
Da mesma maneira, lembrar o aniversário de cada um é importante. Mesmo que não seja possível fazer uma comemoração individual, comemorar com um bolo os aniversariantes do mês traz um clima de descontração para todos. E isso causa impacto positivo em toda a equipe.
É importante que cada condomínio tenha a sua regra para a gestão dos funcionários. Porém, é preciso que o síndico saiba que não existe uma fórmula perfeita.
Um condomínio funciona como uma empresa. Cada um tem suas regras próprias, que devem ser feitas de acordo com a necessidade do condomínio. Por isso, é fundamental considerar as demandas na hora de formular as regras do condomínio.
Dessa forma, todos da equipe vão saber quais as suas funções e o papel que desempenham dentro da organização. Isso tornará o trabalho de todos mais fácil, assim como a gestão dos funcionários do condomínio.
Mesmo que cada condomínio tenha suas regras, existem algumas condutas que podem facilitar a gestão dos funcionários dos condomínios e que estão diretamente relacionadas com as dicas anteriormente citadas.
É fundamental ouvir as demandas dos colaboradores e dar feedback do trabalho que está sendo desenvolvido no condomínio. Para isso, reuniões em equipe são sempre uma boa alternativa, pois os funcionários podem se sentir mais à vontade para expor suas questões.
É essencial que o síndico esteja a par da legislação trabalhista para evitar situações que podem acarretar prejuízo para o pagamento, como acúmulo de função, não pagamento de horas extras, não pagamento de adicionais, por exemplo.
Doenças, trânsito, acidente. Várias situações podem acarretar o atraso ou até mesmo a ausência de um funcionário. Nesses casos, o síndico tem que estar preparado para lidar com o imprevisto e não deixar o condomínio desfalcado de um funcionário.
Funcionário pago é funcionário feliz. Por isso é importante não atrasar os pagamentos dos colaboradores, para que eles se mantenham motivados em seus empregos.
Ainda, é importante para a gestão do condomínio honrar seus compromissos no prazo. Faz parte de uma boa administração.
A gestão dos funcionários do condomínio é essencial para o bom funcionamento do prédio como um todo. Mesmo não sendo algo fácil de se fazer, especialmente para o síndico que trabalha sozinho, é possível ser feito de maneira positiva.
Seguir as dicas e boas práticas elencadas neste artigo é uma ótima forma de começar a organizar e fazer a gestão dos funcionários do seu condomínio.
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