Conteúdo Especial

Como ter controle emocional no isolamento social

Difícil ter controle emocional em tempos de coronavírus? Veja como superar esta fase com essas dicas.

O mundo vive uma situação inesperada. Hoje, pares de palavras definem a rotina nos 159 países afetados pelo novo coronavírus. Isolamento social, home office e controle emocional são algumas delas.

A quarentena não impacta apenas a economia, também influencia no comportamento de cada um. Portanto, manter o controle emocional durante a pandemia é fundamental para direcionar ações que minimizem os efeitos do vírus no cotidiano.

Com a maioria das pessoas trabalhando remotamente, é preciso imaginar a própria casa como uma empresa, como uma administradora de condomínios que precisa manter tudo funcionando, mesmo que seja à distância.

Se por um lado há todos os recursos da tecnologia para manter uma gestão adequada, por outro é preciso regular o ser humano por trás da máquina.

Veja algumas sugestões para manter o controle emocional e uma rotina produtiva durante o isolamento social.

Entenda o sentimento generalizado para manter seu controle emocional

Antes de tudo, é preciso entender que controle emocional não é negação. Muito pelo contrário. De acordo com especialistas, há um sentimento generalizado que pode ser dividido em três fases – e pelas quais todos estamos passando na quarentena.

1 – O primeiro contato com o que está acontecendo preocupa, mas desencadeia um sentimento de negação, de quase férias. É a novidade, o alerta, mas um sentimento de que tudo se resolverá em breve;

2 – No segundo momento, ocorre a assimilação sobre a gravidade dos fatos, o sentimento de preocupação que dobra e assusta;

3 – O terceiro momento é o mais grave e preocupante. É quando as pessoas percebem que não sabem quanto tempo o isolamento vai durar, começa a bater depressão e desespero, tédio, solidão, problemas de sono e ansiedade, além da preocupação com entes queridos e afastados de nosso convívio.

Esses são problemas comuns a qualquer parte do mundo e você não está sozinho, mesmo que possa parecer por causa do isolamento. É preciso calma e alguns truques para lidar, principalmente, com a terceira fase.

Procure informações apenas de fontes confiáveis

Todos os dias é uma enxurrada de informações sobre o coronavírus, algumas brincadeiras, muitos assuntos sérios, uma quantidade imensa de fake news.

Todo esse burburinho pode atrapalhar seu controle emocional. Procure manter-se informado, mas apenas de fontes confiáveis, como o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Ambos os órgãos divulgam diariamente boletins sobre a situação da Covid-19, no Brasil e no mundo, e as principais ações de combate ao vírus.

Procure informações também sobre as medidas tomadas pela prefeitura da sua cidade em relação a vacinas, limpeza das ruas e encaminhamento médico em caso de suspeita.

Nunca se esqueça: o excesso de informações gera ansiedade – e nem tudo o que compartilham com você é verídico.

Coloque seus filmes e livros em dia

Uma opção ao isolamento social é colocar os filmes em dia. Aproveite que os principais serviços de streaming e canais pagos, estão com programação aberta e tire o atraso dos títulos.

Aproveite para ler aquele livro que você sempre começa e não termina. Há muitas versões on-line que podem ser baixadas a qualquer momento por um valor bem em conta.

Lembre-se: Filmes e livros distraem, divertem e educam.

Faça do home office um prazer

O home office pode ser um prazer: afinal, você está em casa, com sua família e produzindo. Nada de trânsito, nada do calor da rua nem do transporte cheio.

Aproveite para brincar com a garotada nos intervalos e curtir mais com a família, depois do “expediente”, já que você já estará em casa.

Aproveite para colocar os assuntos em dia e mantenha comunicação constante com o restante da equipe. Assim você consegue resolver tudo mais facilmente e produzir muito mais.

Lembre-se: A tecnologia é sua maior aliada. Se você é síndico, conte com os recursos tecnológicos da sua administradora de condomínio e não deixe assuntos pendentes.

Dê apoio às crianças

As crianças são uma ótima forma de manter o controle mental. Afinal, elas também precisam de apoio, já que na maioria dos casos estão entendendo muito menos o que está acontecendo do que a maioria das pessoas.

Então, dê todo suporte para que passem por esses momentos confusos. Brinque, crie momentos exclusivos para atividades juntos.

Lembre-se:  todo esforço por elas vale a pena.

Use e abuse da tecnologia

Hoje, com toda a tecnologia disponível, só fica sozinho quem quer. Mantenha seu controle emocional e ajude seus amigos também. Faça meetings e calls, as famosas chamadas com vídeo.

Nos finais de semana essa pode ser uma ótima oportunidade para manter o assunto em dia. Skype, WhatsApp, Telegram e Zoom são alguns dos aplicativos perfeitos para isso.

Dica: ver outras pessoas e conversar olhando nos olhos (mesmo virtualmente)  é uma ótima forma de reduzir a sensação de isolamento. Use a tecnologia para manter seu controle mental.

Mude de assunto com os amigos

Fuja de quem só sabe dar notícia ruim ou ser negativo. É muito bom ter os pés no chão, principalmente, em relação à real situação da Covid-19. Mas ninguém precisa ficar falando sobre o tema 24 horas por dia.

Mude de assunto com os amigos, relembre casos antigos, falem sobre os últimos shows que assistiram pela TV. Há uma programação cultural imensa on-line que está sendo disponibilizada justamente para ajudar no controle emocional.

Lembre-se: Cante, brinque, celebre a vida. Não há isolamento social que dure para sempre nem coronavírus que nunca acabe.

E você, gostou desse conteúdo? O que tem feito para manter seu controle mental nesses tempos de isolamento social? Compartilhe com a gente a sua dica e continue acompanhando as novidades do blog!

Procurando por uma administradora de condomínios em sp?

Conte com a Habita como a sua parceira na gestão do seu condomínio. Temos a experiência de mais de 50 anos atuando no mercado. Possuímos certificações ISO9001 selo do PROAD.

Nossos profissionais são experientes e bem preparados para realizar uma excelente administração condominial.

Atuamos como administradora de condomínios em sp e atendemos as principais regiões. Se você procura na internet por: administradora de condomínios em sp centro, administradora de condomínios em sp zona sul ou administradora de condomínios em sp zona oeste, conte com a Habita.

Sua melhor parceira para uma gestão eficiente no seu condomínio.

Postagens recentes

Vai contratar administradora de Condomínio? Veja 11 dicas.

Saiba que contratar administradora de condomínio exige atenção, não pode ser de qualquer jeito. A…

2 semanas atrás

O que devo saber antes de instalar um ar-condicionado no meu apartamento?

O ar-condicionado é um dos aparelhos que mais exigem atenção, cuidado e planejamento em um…

3 semanas atrás

14 obrigações fiscais e tributárias dos condomínios no Brasil. Entenda cada uma delas.

As obrigações fiscais e tributárias dos condomínios no Brasil referem-se ao conjunto de responsabilidades legais…

4 semanas atrás

App para condomínios: vale a pena o síndico usar?

Os aplicativos para condomínios são ferramentas digitais projetadas para auxiliar na administração e gestão de…

1 mês atrás

Gestão condominial: 16 dicas essenciais para síndicos administrarem bem um condomínio.

Gestão condominial refere-se ao conjunto de práticas e responsabilidades para administrar um condomínio, garantindo o…

1 mês atrás

Quais as consequências da inadimplência em condomínios? Qual a solução?

A inadimplência condominial é um problema em muitos condomínios no Brasil que deve ser acompanhada…

2 meses atrás