Para quem mora em apartamento – ou mesmo em casa –, ter gás encanado é mais que um conforto, é questão de segurança. Esse tipo de gás, sem dúvida, é muito mais seguro que o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), conhecido como gás de cozinha, os famosos botijões.
O gás encanado também chamava a atenção no comparativo de preço. Geralmente, as taxas sempre são mais em conta que o próprio botijão e a comodidade de não acabar o gás no meio do preparo da comida. Mas isso mudou de uns meses para cá.
A Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) – maior distribuidora de gás natural canalizado do Brasil e responsável pelas contas que chegam às residências – decidiu aumentar o valor do gás encanado nos últimos meses, em alguns casos, mais que o dobro. Contudo, o aumento prometido seria em torno de 40% este ano. O Portal G1 destacou isso em matéria sobre o aumento em São Paulo. Mas isso provocou um descontentamento.
A Comgás se defende, dizendo que foram vários fatores que geraram os aumentos. Entre eles, alta do preço do petróleo e variação cambial e que os aumentos foram autorizados pela Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp). Mas isso não interessa ao consumidor que sentiu no bolso a dor do aumento.
O Procon-SP vem recebendo muitas reclamações e até se pronunciou sobre o assunto em seu site. O órgão de defesa do consumidor orienta como proceder com relação aos direitos de quem se sentiu prejudicado.
Segundo o órgão, as reclamações aumentaram 521% em relação ao ano passado. O mesmo comunicado avisa que a Comgás deve se manifestar e esclarecer o público. Mas a tendência é que a empresa não volte atrás em sua decisão. Então, resta ao consumidor, aplicar medidas de economia.
A Habita administradora de condomínios, recomenda atenção e orienta a algumas atitudes básicas que serão muito úteis nesse momento. A empresa possui profissionais qualificados para tratar desse assunto. O Procon-SP e Comgás também orientam sobre o tema.
– Prefira cozinhar com panelas tampadas. Assim, diminui o tempo de cozimento;
– Não abuse do gás. Procure usar bocais certos para o tamanho da panela. Portanto, panelas pequenas para, bocais pequenos;
– Ao usar o forno, evite abrir a todo momento;
– Procure colocar mais de um prato por vez no forno;
– Cuidado com a quantidade de água, pois mais do que o necessário faz com que o cozimento demore;
– Verifique sempre a cor da chama. Segundo a Comgás, “se em vez de azul ela estiver amarelada, é sinal de que o queimador não está bem regulado e pode estar soltando mais gás do que o necessário”;
– Ajuda muito a cozinhar legumes mais duros se eles forem cortados em cubo. Não coloque muita água e mude para fogo baixo assim que começar a ferver.
Neste espaço já abordamos a questão da segurança do uso de gás no aquecimento. Mas vamos falar sobre economia:
– Evite banhos demorados. Dessa forma gasta água, energia e consome muito gás;
– Sempre regule o aquecedor e evite temperaturas máximas;
– Evite misturar água fria com água quente. Sendo assim, procure usar apenas água quente;
– Faça sempre manutenção periódica no aquecedor. Recomenda-se uma vez ao ano. Dessa forma ajuda na economia e na segurança.
Gostou das nossas dicas? Deixe seu comentário abaixo. Não esqueça de seguir a Habita nas redes sociais.
Conte com a Habita como a sua parceira na gestão do seu condomínio. Temos a experiência de mais de 50 anos atuando no mercado. Possuímos certificações ISO9001 selo do PROAD.
Nossos profissionais são experientes e bem preparados para realizar uma excelente gestão condominial.
Atuamos como administradora de condomínios em sp e atendemos as principais regiões. Se você procura na internet por: administradora de condomínios em sp centro, administradora de condomínios em sp zona sul ou administradora de condomínios em sp zona oeste, conte com a Habita.
Sua melhor parceira para uma gestão eficiente no seu condomínio.
Saiba que contratar administradora de condomínio exige atenção, não pode ser de qualquer jeito. A…
O ar-condicionado é um dos aparelhos que mais exigem atenção, cuidado e planejamento em um…
As obrigações fiscais e tributárias dos condomínios no Brasil referem-se ao conjunto de responsabilidades legais…
Os aplicativos para condomínios são ferramentas digitais projetadas para auxiliar na administração e gestão de…
Gestão condominial refere-se ao conjunto de práticas e responsabilidades para administrar um condomínio, garantindo o…
A inadimplência condominial é um problema em muitos condomínios no Brasil que deve ser acompanhada…