Você, síndico, já se pegou pensando em formas de ter mais interação na assembleia de condomínio, com mais eficiência em suas tomadas de decisões?
Por outro lado, em tempos de pandemia, enquanto o condomínio não pode parar, os moradores e colaboradores não podem ficar em risco. Por isso, é fundamental adotar medidas de adaptação para a gestão do condomínio ao novo normal.
Para resolver problemas como esse foi criada a assembleia virtual, uma forma de o síndico ter mais autonomia com total interatividade e segurança.
Além disso, é tudo totalmente legal: as assembleias puramente virtuais acabaram de ser regulamentadas com a publicação no Diário Oficial da Lei 14.010, no último dia 12 de junho.
Que tal saber como aproveitar essa solução para ter uma administração de condomínio mais ágil, segura e eficiente? Veja como a assembleia virtual funciona e, porque ela é tão importante! Continue acompanhando o artigo de hoje!
Atravessamos momentos delicados, nos quais o distanciamento social é uma estratégia importante para evitar a disseminação da Covid-19.
Nessa nova realidade, as reuniões presenciais de condomínio podem se tornar uma questão de saúde pública, aumentando consideravelmente o risco de contaminação pelo novo coronavírus.
Por outro lado, a baixa participação dos condôminos, seja por falta de tempo ou de interesse; conflitos; falta de objetividade e a longa duração das reuniões; infelizmente foram características de muitas das assembleias presenciais.
Nesse contexto, o síndico encontra na assembleia virtual uma forma fácil e eficiente de discutir e resolver temas importantes como a prestação de contas, a aprovação da previsão orçamentária para o exercício, por exemplo, com autonomia e interatividade.
Sempre na vanguarda tecnológica, a Habita já oferece em seu novo portal/app a funcionalidade da assembleia virtual. A solução traz mais autonomia para o síndico, que pode decidir, por exemplo, se a reunião será total ou parcialmente on-line.
Seja qual for a forma escolhida, é possível fazer a assembleia virtual a qualquer hora e de qualquer lugar, com total interatividade. Todos os membros podem opinar, votar e interagir, em tempo real, através do aplicativo no smartphone ou do portal pelo computador conectado à internet.
Com isso, o índice de participação aumenta, já que os condôminos podem assistir a tudo através dos vídeos ao vivo com o conteúdo da reunião, com 100% dos aspectos legais preservados.
A interatividade oferecida pela Habita através do portal e do aplicativo é a solução perfeita para o novo normal, agilizando processos com a autonomia que o síndico precisa.
Em apenas cinco passos é possível realizar a assembleia virtual pelo portal ou aplicativo da Habita:
A Lei 14.010/2020 publicada no D.O.U. de 12 de junho determina uma série de mudanças de caráter transitório durante a pandemia de Covid-19 no Brasil, com prazo inicial de validade até o dia 30 de outubro de 2020, mas poderá ser prorrogada.
Dentre os destaques, a lei determina que as assembleias, previstas nos artigos 1.349 e 1.350 do Código Civil, bem como sua votação poderá ocorrer exclusivamente em ambiente virtual. São elas:
No entanto, a Lei 14.010 determina ainda a obrigatoriedade da prestação de contas mesmo durante a pandemia, principal foco da Assembleia Geral Ordinária (AGO).
Na AGO, há aprovação das despesas dos últimos meses e a previsão orçamentária do próximo período e, em muitos condomínios, há ainda a eleição de síndico, subsíndico e conselho fiscal. Na oportunidade, pode haver outras pautas.
Agora, de acordo a lei, nos processos decisórios dos condomínios de forma puramente eletrônica “a manifestação de vontade de cada condômino será equiparada, para todos os efeitos jurídicos, à sua assinatura presencial”.
Com isso, o síndico tem todo o respaldo legal para utilizar esse diferencial tecnológico na sua administração, garantindo mais interatividade e autonomia com o portal/app da Habita.
As alternativas digitais para colaborar nos processos da administração condominial, muitas vezes confundem ou trazem dúvidas. Principalmente em uma rotina que já existe e que pouco usa tecnologia.
Com a validade jurídica das assembleias virtuais, surgiram alguns questionamentos quanto à operacionalidade e tipos de ferramentas que atenderiam o cumprimento das regras de uma assembleia.
A votação em um ambiente virtual deve dar as mesmas condições de participação e reconhecimento que uma assembleia presencial.
Nesse sentido, surge a dúvida de que tipo de ferramenta usar para garantir a segurança da votação e a participação de todos.
Veja em nosso artigo Assembleia online ou por meio Virtual? as respostas para essa questão.
E então, síndico, pronto para elevar sua administração a um novo patamar de excelência com a assembleia virtual? Venha conhecer essa e muitas outras funcionalidades no app e no portal da Habita!
Saiba que contratar administradora de condomínio exige atenção, não pode ser de qualquer jeito. A…
O ar-condicionado é um dos aparelhos que mais exigem atenção, cuidado e planejamento em um…
As obrigações fiscais e tributárias dos condomínios no Brasil referem-se ao conjunto de responsabilidades legais…
Os aplicativos para condomínios são ferramentas digitais projetadas para auxiliar na administração e gestão de…
Gestão condominial refere-se ao conjunto de práticas e responsabilidades para administrar um condomínio, garantindo o…
A inadimplência condominial é um problema em muitos condomínios no Brasil que deve ser acompanhada…