Para um condomínio funcionar bem é preciso ter uma boa equipe de colaboradores. Por essa razão, os serviços de Recursos Humanos são de extrema importância.
Escolher a equipe mais adequada ao perfil do condomínio nem sempre é uma tarefa fácil. Mas não precisa ser uma tarefa para o síndico realizar sozinho.
Neste artigo, vamos explicar como funciona uma gestão de RH para condomínios e quais as alternativas de serviços oferecidas pela Habita.
Em uma empresa, o departamento de RH, ou Recursos Humanos, é responsável pelos colaboradores e prestadores de serviços do serviço. Ou seja, ele lida diretamente com as pessoas que trabalham na empresa.
Em um condomínio, não é diferente. A principal diferença é que esse serviço geralmente é feito pela Administradora. Não existe um setor próprio dentro do condomínio, mas dentro da empresa que o administra.
As atribuições do setor de RH são inúmeras e vão desde a contratação e demissão de colaboradores, ao agendamento de férias, licenças e escalas. Vamos conhecer melhor esses serviços.
Como dissemos, são muitas as atribuições do RH, todas relacionadas com as pessoas que trabalham no condomínio:
– Contratação: o processo de contratação vai desde a seleção dos melhores currículos, que possuem o perfil adequado para o condomínio, passa pela entrevista e vai até a assinatura do contrato de trabalho.
– Demissão: sempre tratando o colaborador de maneira humana e adequada, é preciso verificar que todos os direitos trabalhistas estão sendo cumpridos no momento da demissão.
– Elaboração de folhas de pagamento: além do salário, é preciso se assegurar que os colaboradores estão recebendo seus benefícios, como vale transporte.
– Elaboração de escalas, controle de ponto e de horas extras: garantindo que os colaboradores trabalhem de maneira igual e justa, sem excesso para uns em detrimento de outros.
Essas são as atribuições básicas do RH. Entretanto, dependendo da necessidade de cada condomínio e do contrato com a administradora, pode haver outras funções.
Como vimos o RH lida com pessoas, com os funcionários do condomínio. E, para que o condomínio funcione bem, é preciso que seus funcionários estejam satisfeitos e felizes em seus locais de trabalho.
O treinamento de novos colaboradores e o aperfeiçoamento dos que já fazem parte do quadro há mais tempo é algo essencial. Sempre houver a necessidade de implementar mudanças, os colaboradores precisam ser informados e orientados a como proceder.
Ainda, é preciso garantir que a legislação, especialmente a trabalhista, seja observada à risca, para que o condomínio não venha a ter problemas futuros. Isso inclui o pagamento em dia dos salários, bem como de todos os adicionais devidos, especialmente horas extras e adicionais.
Também o fornecimento de todos os Equipamentos de Proteção Individual – EPIs, para que o trabalho ocorra sempre de maneira segura nas dependências do condomínio.
Mas, mais do que isso, é preciso também mediar conflito, estar aberto a ouvir os colaboradores, em suas reivindicações, reclamações e sugestões. Só assim, eles farão o trabalho satisfeitos, felizes e isso refletirá no funcionamento do condomínio como um todo.
Outra importante atribuição do RH é a capacidade de contornar e resolver problemas de maneira rápida e efetiva. Isso porque o condomínio não pode ter suas atividades em razão de algum imprevisto.
Ausência de funcionários, férias, afastamento por problemas de saúde. Verificar esses imprevistos e encontrar uma solução eficaz é, também, uma atribuição importante do RH.
Para isso, o síndico precisa estar sempre atento e, sempre que precisar, poder contar com o apoio necessário.
Para se ter uma boa gestão de Recursos Humanos, é preciso contar com a ajuda de uma empresa especializada em administração de condomínios. Só assim, será possível ter as melhores soluções no recrutamento, treinamento, desenvolvimento e acompanhamento, tanto dos colaboradores quanto de terceirizados.
A Habita vem se consolidando no mercado, pois apresenta a seus clientes serviços de alta qualidade. Baseamos nossos processos em respeito, ética e transparência com nossos clientes.
Ainda, Contamos com uma ferramenta online que faz a ligação direta entre o síndico e a administradora. A partir dessa ferramenta, é possível fazer diversas solicitações, como férias, cálculos de rescisão, demissão, aditamento.
Cada um dos nossos clientes é único e buscamos sempre a melhor estratégia para atender as suas expectativas.
Quando se trata do treinamento de novos funcionários e reciclagem dos antigos, nossa empresa oferece várias soluções, com palestras, webinars e cursos presenciais para os colaboradores selecionados para os condomínios.
Porém, nossa preocupação vai além dos nossos clientes e oferecemos em nossa plataforma o acesso a vários e-books grátis, que ajudam síndicos e colaboradores a se prepararem melhor para um novo trabalho.
Na busca por soluções mais práticas, em tempos de pandemia e tecnologia, oferecemos a opção de entrevistas por vídeo chamada. Uma facilidade a mais para quem está em busca de um emprego e não precisa se deslocar gastando tempo e dinheiro até o local da entrevista.
Ainda, dispomos de uma linha corporativa de WhatsApp à qual todos os colaboradores têm acesso e podem enviar diretamente para nós suas dúvidas, sugestões e reclamações.
Com acesso direto e respostas rápidas, não tem como os colaboradores não se sentirem felizes e prestigiados.
Contamos com uma equipe multidisciplinar para atender a todas as áreas necessárias para a gestão de condomínios. São profissionais das áreas de administração, contabilidade, direito, gestão, dentre outras, que fazem das prioridades dos clientes suas próprias prioridades.
Nossos profissionais estão aptos a:
– Entrevistar os candidatos e escolher os perfis que mais se adéquam às necessidades do condomínio;
– Solicitar e recolher documentos, sempre que necessário;
– Verificar e validar as informações recebidas;
– Aplicar treinamento e programas de reciclagem e aperfeiçoamento;
Portanto, para obter todas as informações que precisa sobre serviços de recursos humanos em condomínios, entre em contato com a Habita.
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