Como escolher um síndico profissional para o seu condomínio?

como-escolher-um-sindico-profissional-para-o-seu-condominio

O setor de administração de condomínios vem recebendo um aumento significativo de síndicos profissionais nos últimos anos. Um levantamento do site Sindiconet aponta que aproximadamente 18% dos condomínios já fazem essa opção. E as projeções são de que esse número aumente ainda mais nos próximos anos.

Pensando nisso, hoje vamos apresentar algumas dicas de como escolher um síndico profissional para o seu condomínio. 

Quando a contratação é bem feita, a gestão profissionalizada pode melhorar aspectos importantes como redução da inadimplência, conflitos entre moradores, controle das contas e conservação do condomínio. 

Vamos ver como escolher um síndico profissional certo para o seu condomínio?

Considere atributos e características ao escolher um síndico profissional.

Escolher um síndico profissional para administrar seu condomínio pode ser uma tarefa complexa, principalmente quando não se sabe quais são os atributos básicos que esse profissional deve possuir. 

As principais características que um síndico profissional qualificado deve ter incluem habilidades de liderança e de negociação, experiência na gestão de condomínios, capacidade de resolver conflitos e conhecimento em legislação condominial.

  • Liderança e Negociação

As habilidades de negociação são essenciais. O síndico profissional será responsável por lidar com fornecedores, prestadores de serviços, colaboradores e até mesmo com os próprios condôminos em algumas situações de conflitos, cobranças ou inadimplência.

Da mesma forma, ele precisa ter liderança. Propor soluções, ter iniciativa e assumir responsabilidades sem depender das cobranças dos condôminos.

  • Experiência em administração de condomínios

A experiência na área deve ser uma das principais características a se considerar ao escolher um síndico profissional. 

Quanto mais tempo ele tiver atuado na função, maior será seu conhecimento sobre as leis que regem os condomínios, as melhores práticas para a manutenção do edifício e como lidar com situações adversas.

Por isso, é fundamental que ele tenha habilidades administrativas, financeiras e de negociação.

  • Capacidade de resolver conflitos

O síndico profissional precisa ser capaz de lidar com pessoas, pois estará em contato constante com os condôminos, funcionários e prestadores de serviços.

O síndico está no centro das relações dentro do condomínio e precisa saber como mediar as discussões entre vizinhos.

  • Conhecimento em legislação condominial 

O síndico precisa estar atualizado sobre as leis que regem os condomínios para evitar problemas jurídicos e garantir que tudo esteja funcionando dentro da legalidade.

Agora que você sabe quais as características básicas, vamos ver algumas dicas para escolher um síndico profissional.

7 dicas para escolher um síndico profissional.

Para evitar problemas, frustrações e descontentamentos, o condomínio deve usar critérios que não sejam subjetivos na hora de escolher um síndico profissional.

Dica 1 – Aprovação em assembleia

Antes de mais nada, a decisão de contratar um síndico profissional no mercado deve ser feita por meio da assembleia de moradores. Depois disso é que se começa a solicitar as propostas para escolher os candidatos.

Na assembleia também deve-se definir a validade do contrato de trabalho (normalmente entre 1 a 2 anos).

Dica 2 – Busca de candidatos

Hoje temos a internet como facilitador na busca e pesquisa de síndicos profissionais em cada região. Tem sites que até permitem fazer cotações on-line.

Mas deve-se ter cuidado com sites desconhecidos. Os golpes em condomínios estão por todos os lados. O responsável por escolher os candidatos a síndico profissional deve procurar em sites e plataformas que já sejam conhecidas, como o Sindiconet.

Dica 3 – Certificados e Cursos

Não é uma obrigatoriedade, mas será muito bom se o candidato tiver cursos e certificações além da experiência comprovada.

Hoje em dia existem cursos de síndicos em entidades importantes do setor e até graduações em faculdades e universidades para especialização em administração de condomínios.

O candidato que reunir experiência e qualificação, ganha pontos adicionais no processo de escolha do síndico profissional. 

Dica 4- Formalização das propostas

Sem uma proposta formalizada, o candidato nem deve entrar no processo de cotação.

A proposta formal é o principal instrumento para saber o que está sendo contratado, quais as condições da prestação do serviço, valores, visitas, etc.

Além disso, é na proposta que devem estar as referências de quais condomínios o candidato já atuou, quais resultados foram alcançados, quais melhorias, etc.

Uma boa proposta vai trazer uma apresentação com o antes e depois do trabalho realizado.

O condomínio deve verificar essas informações antes de considerar o candidato

Dica 5 – Preço

É bem verdade que temos uma cultura de primeiro olhar o preço para tomar qualquer decisão. Porém, este nem sempre é o melhor caminho.

Preço alto não significa que o candidato seja muito bom, e preço baixo não significa que ele seja ruim.

Para escolher um síndico profissional, o preço deve ser analisado de acordo com o que está sendo proposto para o trabalho. Aqui é importante nivelar e tabelar as propostas para facilitar o comparativo entre os candidatos.

Inclusive na hora de apresentar na assembleia para aprovação final. Isso facilitará o entendimento e fará o processo ser mais ágil.

Dica 6 – Escolhendo os candidatos finalistas

Pelo menos três propostas devem ser apresentadas no dia da assembleia. Adote como critério de seleção os atributos e características que apresentamos anteriormente.

Antes de escolher um síndico profissional o condomínio deve realizar um levantamento cadastral completo dos concorrentes, em todos os órgãos das esferas federal, estadual, municipal, em cartórios de protesto, tribunais de justiça, e em serviços como o Reclame Aqui e o Procon.

Depois marque uma entrevista no condomínio. Isso vai permitir que ele conheça um pouco mais do ambiente e da estrutura do condomínio.

Esse é o momento para esclarecer dúvidas e fazer eventuais ajustes na proposta.

Dica 7 – Aprovação

Com os candidatos definidos e propostas finalizadas, reúna as informações e marque uma assembleia para aprovação e escolha do síndico profissional.

É importante apresentar o comparativo entre os profissionais, esclarecer todas as dúvidas que possam surgir. Esse é momento para que todos os presentes debatam harmoniosamente sobre qual candidato atende o condomínio.

Deve ser uma reunião objetiva que busque avaliar as competências e qualidades dos síndicos que foram selecionados. Nada de fugir do tema e começar a falar da piscina, do barulho do cachorro do vizinho ou de qualquer outro ponto.

Principais erros dos condomínios na hora de escolher um síndico profissional.

  1. Não Verificar Referências.
  2. Decisão Baseada Apenas no Preço.
  3. Não Definir Expectativas.
  4. Não solicitar propostas formalizadas.
  5. Falta de Contrato Claro.

O que acontece se o condomínio escolher um síndico profissional errado?

  • Gestão Financeira Ineficiente: Um síndico sem habilidades adequadas pode levar o condomínio a dívidas, má administração de recursos e até mesmo a problemas legais relacionados a pagamentos.
  • Conflitos Internos: A falta de habilidade em mediar conflitos pode gerar um ambiente hostil entre os moradores.
  • Desvalorização do Imóvel: A má gestão do condomínio pode levar à desvalorização dos imóveis, afetando o patrimônio dos moradores.
  • Falta de Manutenção: A negligência na manutenção das áreas comuns pode resultar em problemas estruturais e de segurança.
  • Problemas Legais: A falta de conhecimento sobre a legislação pode resultar em multas e processos judiciais.

Ao escolher um síndico profissional para o seu condomínio, procure alguém que possua os atributos, características, habilidades e experiência no setor.

Com esse conjunto de qualificações, aumenta a probabilidade de se contratar o profissional certo para o seu condomínio.

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Redes Sociais

Posts recentes

Siga-nos