Todo gestor tem desafios, seja na empresa privada, pública, no seu próprio negócio e por que não dizer, na gestão de um condomínio.
Ser bem-sucedido passa por caminhos de vitórias e derrotas, mas sempre muito aprendizado. Requer constante atualização, relacionamento e apoio.
Ninguém constrói resultados positivos sozinho.
Hoje nossa homenagem é ao gestor da vida condominial, o Síndico – O reconhecimento a quem é o principal responsável na administração da vida em condomínio.
Mesmo que haja uma administradora de condomínio contratada para auxiliar na gestão do condomínio, cabe ao síndico administrar os interesses comuns da vida condominial e acompanhar todas as atividades, trabalhando para que a convivência seja harmoniosa para condôminos e colaboradores.
A função do Síndico requer muitas habilidades e responsabilidades, ficam sobre ele todas as obrigações legais do condomínio, encargos trabalhistas, relacionamento com os colaboradores, manutenção de áreas comuns e equipamentos e ainda todas as funções determinadas pela convenção do condomínio.
Fora isso, seja ou não Dia do Síndico ele ainda deve garantir que todo mundo cumpra com seus deveres e práticas de boa convivência e ainda tenha seus próprios direitos respeitados.
Isso só para citar algumas obrigações, que só aumentam na mesma proporção do número de unidades e serviços de cada condomínio. Por isso, nem sempre essa é uma função fácil de ser preenchida, já que é preciso fôlego, competência e muita disposição – até para se indispor com certa frequência.
Diante disso, pode-se ver que a vida de síndico é um grande desafio. O candidato para exercer esse cargo precisa de tempo, dedicação e interesse em aprender sobre administração condominial.
Saber tudo a respeito de como administrar o condomínio nem sempre é possível. É bastante comum que alguns síndicos sejam eleitos para tal função sem conhecer tantos detalhes dela.
Por essa razão, que o síndico pode contar com a ajuda de uma administradora de condomínios. Assim ele conseguirá lidar com todas essas questões.
Vale destacar que uma empresa de administração de condomínios não substitui o síndico. Mas, sim, dá recursos suficientes para que ele consiga lidar com todas as suas obrigações.
Entretanto, é importante deixar claro que é preciso saber contratar administradora de condomínio para ser sua parceira. Isso porque é preciso que ela seja experiente, ética e possua tecnologia atualizada para garantir êxito na gestão do condomínio.
O convívio entre pessoas, seja na empresa, família é complexo, e nos condomínios não é diferente. Cada um de nós tem suas razões e nem sempre coincidem com as do outro.
Em todos os condomínios que a Habita administra, os relatos são semelhantes. O principal desafio para os síndicos é lidar com as pessoas.
O barulho está alto, o cachorro está latindo, usaram a minha vaga, deixaram o lixo no corredor… e inúmeras outras situações como essas, são vivenciadas por todos nós.
Mesmo assim, o Síndico procura equacionar e resolver. Nesse sentido, cabe a ele analisar a situação de maneira imparcial e ver se alguma norma ou regra deixou de ser respeitada.
As regras de condomínio existem para garantir o mínimo de boa convivência entre condôminos. E nesse cenário o síndico tem importante papel de conciliador e mediador.
Durante as diversas fases da pandemia, a Habita teve nos Condôminos, Síndicos, uma aliança onde cada qual, buscou colaborar.
Disponibilizamos ferramentas e novidades tecnológicas. Lives e Webinar com especialistas tratando de diversos temas e orientações
Condôminos enviaram e-mails, sugestões e participaram ativamente na construção de uma convivência diante de tantas situações desconhecidas e que comprometeram a saúde de todos.
Síndicos se aproximaram cada vez mais para conhecer, entender e devolver a comunidade condominial segurança e tranquilidade.
Foi um período de colaboração mútua entre Síndico, Condôminos e Habita que fortaleceu esse tripé. E queremos que continue assim.
A equipe da Habita deixa aqui sua homenagem, reconhecimento e apoio a todos os síndicos de São Paulo por superarem mais este desafio. Que esse Dia do Síndico revalorize a importância do seu papel na gestão condominial!
Sendo assim, no seu dia, você tem muito mais que nossa homenagem, tem o nosso carinho, respeito e reconhecimento. Continue contando com a nossa equipe e nossos serviços para lhe ajudar a administrar o seu condomínio.
Saiba que contratar administradora de condomínio exige atenção, não pode ser de qualquer jeito. A…
O ar-condicionado é um dos aparelhos que mais exigem atenção, cuidado e planejamento em um…
As obrigações fiscais e tributárias dos condomínios no Brasil referem-se ao conjunto de responsabilidades legais…
Os aplicativos para condomínios são ferramentas digitais projetadas para auxiliar na administração e gestão de…
Gestão condominial refere-se ao conjunto de práticas e responsabilidades para administrar um condomínio, garantindo o…
A inadimplência condominial é um problema em muitos condomínios no Brasil que deve ser acompanhada…