Como organizar o Dia das Crianças no seu condomínio?

como-organizar-o-dia-das-criancas-no-seu-condominio

Chegamos ao mês de outubro, e nele temos o feriado do Dia das Crianças.

Muitos síndicos já fazem uma programação para este dia e outros nem pensaram nisso. Porém, além dessa data, será que não somos capazes de organizar brincadeiras dentro do condomínio em qualquer hora?

Organizar o Dia das Crianças no seu condomínio com jogos e brincadeiras dentro do condomínio favorecem uma socialização entre a criançada, além de uma interação e entretenimento entre os pais, e jovens também. É manter viva a chama de ser ingênuo, da sua única preocupação em brincar, criar o seu mundo de sonhos.

Atividades assim beneficiam todos os moradores e trazem uma melhor qualidade de vida por meio de um ambiente acolhedor.

O síndico promove o bem-estar, divertimento e integração.

Neste artigo vamos dar algumas dicas de como organizar um evento deste tipo.

Usando as áreas de lazer

As áreas de lazer são os principais pontos para organizar o Dia das Crianças no seu condomínio com jogos e brincadeiras. São eles: playgrounds, quadras poliesportivas, brinquedotecas, caixas de areia, gramados etc.

As atividades promovidas envolvem apenas moradores.

A socialização promove novas amizades e respeito por todos os envolvidos.

E há quem fale em gerar economia, pois os pais não precisam sair para levar as crianças para se divertirem, afinal os gastos com alimentação, bebida e atividades oneram mais do que ficar em casa.

Peça para sua administradora de condomínios uma lista dentro deste perfil.

E não esqueça de reservar os espaços.

A Habitacional tem um aplicativo eficiente no qual o síndico executa rapidamente todas as reservas necessárias.

Podemos deixar as crianças sozinhas?

Atividades deste porte envolvem crianças e toda energia deles.

Seja qual for o perfil da molecada, são dos pais a responsabilidade pelo zelo e segurança nas dependências do condomínio. Tanto o síndico, zelador ou qualquer outro funcionário não tem a obrigação de ficar de olho no seu filho, na sua filha.

Por isso, quando falamos em evento infantil, os pais ou responsáveis precisam se programar para estar junto.

A piscina é um ponto à parte porque jamais uma criança ou adolescente podem ficar sozinhos sem a companhia de um responsável.

Quais brincadeiras podemos fazer?

Bem, vamos então organizar um dia de diversão?! Qual é o plano? Como fazer? O que fazer?

A ideia principal é promover brincadeiras em ambiente seguro e sem causar incômodo aos demais moradores.

Outro ponto a se pensar é se o condomínio vai patrocinar este evento ou se os participantes vão se unir para “aquela vaquinha” com o objetivo da realização.

Elas podem ser realizadas com equipe de moradores como voluntários para essa realização.

Jogos que envolvam, preferencialmente, o corpo e habilidades diversas são mais atraentes do que focar em videogames ou outro tipo de eletrônico. Isso já basta na rotina deles.

No uso das quadras, sugerimos:

  • Taco
  • Oficinas
  • Queimada
  • Corre-cotia
  • Pular corda
  • Corrida de saco
  • Cabo de guerra
  • Bolinha de gude
  • Boliche de garrafa pet
  • Guerra de bexiga d´água

Caso haja pouco espaço de lazer (ou não tenha algum), sugerimos usar o salão de festas com jogos de tabuleiros:

  • Damas
  • Baralho
  • Detetive
  • Imagem e ação
  • Banco imobiliário
  • Jogos com dados
  • Quebra-cabeças
  • Jogo da vida
  • Mímica
  • Xadrez
  • War

Da mesma forma, se houver voluntários “especializados” em cozinha, atividades de culinária rendem muita diversão e conhecimento.

Se houver um salão de jogos, utilize igualmente para competições e recreação.

Outras propostas para socialização

Como dissemos antes, se houver uma verba para investir (despesas/caixa do condomínio), pode-se usar no aluguel de brinquedos infláveis ou cama-elástica.

Uma alternativa bem bacana é a contratação de recreadores. De imediato, eles vêm com um planejamento e não teria necessidade de voluntários para conduzir as brincadeiras.

Agora, se houver pais que gostam de organizar e conduzir, um caça ao tesouro seria um grande momento de união e conexão entre as crianças.

Um show de talentos, é uma outra forma de oportunidade de lazer e entretenimento. As inscrições prévias vão render admiração e motivação para outros seja na dança, canto, teatro, recital etc.

Uma gincana é o ideal para trabalhar todas as dimensões da criança, não? Além de desenvolver o espírito cooperativo e competitivo, todos vão dar muitas risadas e se divertirem.

E quando houver aquele instante da fome geral, por que não parar tudo para aquele piquenique comunitário. Todos contribuem com um cardápio leve e de fácil manuseio, proporcionando assim outra chance de integração.

Se for feito um bom planejamento, uma data dedicada para brincadeiras com crianças não é tão difícil. É uma ocasião de descontração e diversão.

Um outro aprendizado é o cumprimento das regras e os limites a serem estabelecidos.

Conforme especialistas, os pais precisam estar juntos, pois as crianças ficam supermotivadas e aumenta o interessa delas em demonstrar o que sabem fazer. Elas se sentem mais seguras e a união familiar se solidifica.

A tecnologia em eventos deste porte, precisa ficar de lado para dar espaço ao lúdico, ao físico, a uma conexão corpo-a-corpo, olho no olho… O espírito de cooperação e prazer farão com que dias assim sejam sempre lembrados com alegria e desejo de “quero mais”.

A Habitacional está sempre atenta, mais que uma administradora, nós oferecemos ferramentas inovadoras e eficientes para esta parceria.

Precisamos mostrar que além do mundo digital, há outras formas de diversão… E num grau superior de intensidade e desenvoltura.

Organizar o Dia das Crianças no seu condomínio é uma delas.

E aí, gostou das dicas? Que tal se aventurar e brincar junto com eles?

 

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Redes Sociais

Posts recentes

Siga-nos