Quadrilhas especializadas na prática de crimes contra condomínios se aproveitam de falhas na passagem de pessoas e veículos no perímetro interno para cometerem furtos e assaltos. O sistema de clausura em condomínio vem se mostrando bastante eficaz na prevenção desse tipo de crime.
Segundo o Sistema de Informações Criminais do Estado de São Paulo (Infocrim), acontecem por ano cerca de 12.000 casos de furtos e roubos a condomínios.
Com o intuito de coibir esse tipo de crime, empresas de segurança, centros empresariais e condomínios passaram a utilizar barreiras de proteção mais eficazes para evitar esse tipo de delito.
Uma dessas barreiras é a clausura em condomínio.
A clausura ou eclusa, consiste em um sistema que bloqueia a entrada direta de veículos e transeuntes no condomínio. Com vistas à segurança do condômino e de seu patrimônio.
A eclusa conta com tecnologias avançadas de identificação, tais como o sistema TAG e a leitura biométrica, que possibilitam a checagem individual de pessoas e veículos.
Acompanhe a leitura e conheça mais sobre esse sistema de proteção em condomínio.
O que é e para que serve o sistema de clausura em condomínio?
A clausura em condomínio, também conhecida como eclusa, é um sistema instalado nas portarias dos condomínios que tem como objetivo bloquear o acesso direto de pessoas não autorizadas.
Principalmente, quadrilhas especializadas em roubos e furtos a condomínios. Boa parte desses crimes acontecem por falta de tecnologia de segurança.
O sistema de clausura serve para barrar a invasão de pessoas e veículos suspeitos. O intuito é retê-los para medidas de checagem e verificação, e, se for o caso, acionar a polícia.
Como funciona a clausura em condomínio?
A clausura em condomínio é um sistema de verificação de pelo menos 2 etapas. Em ambas, são exigidas identificações.
A verificação é feita de maneira individual. Ou seja, pessoa por pessoa e veículo por veículo.
A eclusa é utilizada tanto no acesso de pessoas a pé quanto no acesso de veículos.
Acesso de pessoas
O sistema de clausura conta com pelo menos 2 portões de acesso.
No primeiro portão é feita a verificação por meio de câmera e de interfone.
No segundo portão é realizada a identificação por meio de digitação de senha ou biometria.
Acesso de veículos
Na entrada de veículos, o primeiro estágio de verificação consiste geralmente na utilização do sistema TAG para abrir o primeiro portão, isso permite a entrada rápida e segura do condômino.
E assim como na entrada de pessoas, a segunda etapa consiste na digitação de senha ou na verificação biométrica do condutor.
Qual a importância da acessibilidade no sistema de clausura em condomínio?
É de suma importância que o síndico fique atento à norma ABNT NBR 9050, antes de instalar o sistema de clausura em condomínio.
Essa norma versa sobre a acessibilidade às edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos para pessoas idosas, gestantes, cadeirantes, ou com qualquer outra dificuldade de locomoção.
É necessário que a instalação seja feita conforme às normas da NBR 9050 para garantir o acesso rápido, tranquilo e seguro das pessoas que possuem algum tipo de mobilidade reduzida.
Como otimizar o uso do sistema de clausura em condomínio?
A melhor maneira de otimizar o uso da clausura em condomínio é fazendo o uso correto dessa tecnologia de segurança.
É importante que os colaboradores, especialmente os porteiros, estejam preparados para o uso da eclusa; e também os condôminos.
Colaboradores
Os colaboradores devem estar atentos a todas as etapas de verificação do sistema de clausura em condomínio, antes de autorizar a entrada ou saída de pessoas ou veículos.
Além disso, treinamentos periódicos da equipe de porteiros, com o propósito de evitar falhas humanas, e a reavaliação constante nos métodos de verificação também são importantes.
O uso de tecnologia também é indicada. Um exemplo disso é o portal e aplicativo da Habita. Nele, há uma área de avisos e alertas para situações de riscos no seu condomínio e arredores.
Através do menu Alertas de risco, o condômino e síndico podem consultar os alertas emitidos pela portaria, sempre que houver uma movimentação suspeita no condomínio.
Dessa forma, a integridade do condomínio ou moradores não fica exposta quando há algum sinal de perigo.
Condôminos
Os condôminos também devem fazer a sua parte para que o sistema de clausura em condomínio funcione corretamente.
Como?
Realizando todos os procedimentos de segurança que são recomendados pela equipe da portaria do condomínio no acesso de pessoas e veículos ao perímetro interno.
E, se possível, informar de antemão os dados básicos de identificação dos visitantes e a quantidade de pessoas que acessarão o condomínio.
Vale a pena investir no sistema de clausura em condomínio?
Sim, vale a pena, pois o intuito da eclusa é otimizar a segurança no interior do condomínio. O sistema de clausura em condomínio é capaz de prevenir e coibir roubos, furtos e arrastões.
Caso não seja possível a identificação do indivíduo ou do veículo, ambos ficarão “engaiolados” na eclusa para que as devidas providências sejam tomadas.
A clausura em condomínio, alinhada a uma equipe de porteiros bem treinada e à colaboração dos condôminos, formam uma barreira de segurança bastante eficaz contra ações criminosas.